Criado em 12 de Agosto de 2022 às 15:51

Espaço Afroteca Willivane Melo é inaugurado em Santarém com proposta de combater o racismo por meio da literatura

11/08/2022 - G1 Santarém e região — PA - Positiva

12 de Agosto de 2022 às 15:51

Inaguruação aconteceu, nesta quinta-feira (11), no Theatro Victória.
Espaço Afroteca Willivane Melo é inaugurado no Theatro Victória em Santarém  — Foto: MPPA
Espaço Afroteca Willivane Melo é inaugurado no Theatro Victória em Santarém — Foto: MPPA

A Afroteça Willivane Melo, primeira do estado do Pará, foi inaugurada, nesta quinta-feira (11), no Theatro Victória em Santarém, oeste paraense. O novo espaço, é voltado para leitura e atividades lúdicas para o desenvolvimento de uma educação antirracista.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O espaço da Afroteca é destinado às crianças, especialmente alunos e professores da Educação Básica do Baixo Amazonas. O nome homenageia a psicóloga Willivane Melo, maranhense radicada no Pará, onde atuou como professora e pesquisadora, e se dedicou aos temas de educação, comunidades quilombolas e relações étnico-raciais.

A criação do espaço é uma parceria do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Ministério Público do Pará (Nierac/MPPA) com o projeto Kiriku/AFROLIQ (Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Amazônica e Quilombola) da Universidade Federal Oeste do Pará.

Representantes da sociedade civil marcaram presença na inauguração  — Foto: MPPA
Representantes da sociedade civil marcaram presença na inauguração — Foto: MPPA

Atuante nas relações raciais e literatura infantil antirracista nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) em Santarém, o Projeto Kiriku busca disseminar o letramento racial, ou seja, o conhecimento sobre a temática racial com a finalidade de desenvolver a capacidade de interpretação de códigos e práticas racistas do cotidiano e gerar ferramentas para coibir essas práticas por ações antirracistas.

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. enviou mensagem em vídeo, destacando a importância da iniciativa. “O projeto vai ao encontro de uma proposta de nossa administração desde o início, proposta que mais do que o simbolismo que carrega, traz no seu bojo a tentativa de minimizar os impactos e de estabelecer políticas públicas concretas voltadas à tutela da hipossuficiência, das populações mais vulneráveis, e daqueles que realmente precisam que o Ministério Público faça a diferença”, destacou.

O promotor de Justiça José Edvaldo Sales ressaltou a inauguração como um ato histórico para o MPPA e para o projeto Kiriku.

A promotora de Justiça Lilian Braga destacou a ousadia a iniciativa da Afroteca, a primeira do Pará. “E que seja a primeira de muitas que podem ser instaladas, não somente aqui em Santarém, mas em outros municípios”, disse.

A Afroteca Willivane Melo é voltada para leitura e atividades lúdicas para uma educação antirracista — Foto: MPPA

A promotora destacou ainda a iniciativa da vereadora Biga Kalahare (PT), autora do projeto de lei que institui a Semana da Consciência Negra e de Ação Antirracista em Santarém.

As pessoas que participaram da criação e instalação da Afroteca foram citadas na fala do professor Luís Fernando, que informou sobre o projeto Kiriku, como parte de um projeto nacional sobre racismo na primeira infância. “A Afroteca é o primeiro resultado mais visível de um trabalho que tem sido feito nas unidades. Um espaço de acolher crianças, de cuidar, de brincar, de ler”, concluiu.

Após as falas, as crianças tiveram acesso ao espaço da Afroteca, no andar térreo e puderam brincar e interagir com o ambiente, preparado especialmente para elas, com livros, jogos e objetos lúdicos.

A mesa de abertura foi composta por representantes da sociedade civil. Virtualmente, participaram Márcio Farias, do Instituto AMMA Psique e Negritude, e o promotor de Justiça José Edvaldo Sales, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/08/11/espaco-afroteca-willivane-melo-e-inaugurado-em-santarem-com-proposta-de-combater-o-racismo-por-meio-da-literatura.ghtml