Criado em 25 de Agosto de 2022 às 15:03

Prefeitura, Aces e Ufopa voltam a discutir projeto de construção de camelódromo em Santarém

23/08/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Ufopa citada

25 de Agosto de 2022 às 15:03

De acordo com a procuradoria geral do município, Prefeitura pode ter que devolver recursos destinados à obra.
Por Sílvia Vieira,

Reunião na Seminfra com representantes da Aces e Ufopa discutiu projeto do camelódromo de Santarém — Foto: Divulgação/Ascom Seminfra

Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) voltaram a reunir nesta terça (23) em busca de uma solução para tirar do papel o projeto de construção do camelódromo tão esperado pelos ambulantes que hoje comercializam seus produtos em barracas na Praça da Matriz.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Inicialmente, a obra seria construída em uma parte da Praça Rodrigues dos Santos, mas fragmentos arqueológicos encontrados nas escavações feitas por maquinários no processo de retirada de algumas árvores da praça, levaram instituições a acionarem o Ministério Público do Estado do Pará, que ingressou com ação contra a Prefeitura, que resultou na suspensão da obra.

De acordo com a procuradora geral do município, Paula Piazza, a Prefeitura tem pressa em solucionar o problema, porque há risco de perder os recursos destinados à construção do camelódromo.

"Existe uma ação interposta pelo MPPA onde houve uma decisão para suspender as obras, e a gente vem dialogando com os vários atores envolvidos para tentar uma solução. Devido ao prazo decorrido existe a possibilidade de se perder os recursos, então pedimos uma audiência de conciliação, pra ver se consegue avançar na presença do judiciário. Fizemos uma proposta de mudança do local da obra e em relação aos outros pontos listados na ação. A Aces e a Ufopa são parceiros para nos ajudar na proposta de construir o tão sonhado camelódromo", explicou Paula Piazza.

Diante disso o Ministério Público ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça solicitando que o Município de Santarém suspendesse imediatamente os trabalhos. Desde então as obras foram paralisadas, o maquinário foi temporariamente retirado para outras finalidades, agora a prefeitura, representantes da associação comercial e empresarial de Santarém, e representantes da Universidade Federal do oeste do Pará, estão em busca de uma solução para o caso. Enquanto isso os vendedores ambulantes, continuam na praça da matriz.

Presente na reunião, o presidente da Aces, Roberto Branco, disse que a entidade busca uma solução que seja boa para todos, principalmente para a população. "A ideia nossa é que ninguém perca. Mas se ficar nesse impasse todo mundo perde, o recurso volta, a demolição fica ali como está. Então a gente está tentando apelar para o bom senso do MPPA, IHGTap e Ufopa, para um meio-termo que nós já vimos que é possível, lógico e sensato e que seja bom para todos. A Aces participa dessas discussões no sentido de colaborar para o que é melhor para a população", ressaltou.

Iverson Moya, da assessoria de relações nacionais e internacionais da Ufopa, disse que a Universidade está auxiliando a Seminfra no processo de viabilização da obra que está embargada. "O Centro de Arqueologia está à disposição com seu aparato técnico e com bolsistas para resguardar os achados arqueológicos", pontuou.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, a prefeitura está buscando parceiros para mitigar todo o imbróglio da Praça Rodrigues dos Santos. "Hoje fizemos uma reunião técnica com a presença da Ufopa e da Aces. Além disso, a Secretaria contratou dois arqueólogos para o quadro permanente porque a gente viu a necessidade. E esses profissionais também vão auxiliar nos projetos da prefeitura", frisou.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/08/23/prefeitura-aces-e-ufopa-voltam-a-discutir-projeto-de-construcao-de-camelodromo-em-santarem.ghtml