Criado em 28 de Dezembro de 2022 às 12:15

Biga repudia corte orçamentário que atingiu universidades públicas do país e cita problemas que UFOPA enfrenta com a restrição

09/12/2022 - Câmara Municipal de Santarém - Ufopa citada

28 de Dezembro de 2022 às 12:15

POR CAMARADESANTAREM EM 8 DE DEZEMBRO DE 2022BIGA KALAHARE (PT), NOTÍCIAS, VEREADORES
Na sessão ordinária desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) usou a tribuna para repudiar o corte orçamentário do Ministério da Economia (ME), que atingiu as universidades públicas do país. O parlamentar enfatizou que o valor, de R$ 5,6 bilhões, bloqueado pelo governo federal inviabilizou o pagamento de 200 mil bolsistas, entre eles, alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Segundo o petista, os cortes nas costas da universidade são de R$ 4.424.563,70, prejudicando os estudantes que necessitam do auxílio para custear moradia, alimentação, transporte entre outras despesas. “São alunos que dependem dessa ajuda para estudar. O aluno que recebe esse dinheiro, recebe porque precisa. Alguns não têm condições de pagar estadia porque são do interior, ou de outros municípios “, salientou.

Biga também frisou que as ações e projetos da universidade estão sem continuidade e que, terceirizados, fornecedores, contratos, conta de energia elétrica, compra de combustível e despesas do restaurante da universidade, que atende, em média, 600 alunos diariamente, também estão pendentes.

De acordo com o petista, na UFOPA, 1.950 alunos de graduação foram prejudicados com o bloqueio do governo federal. “Fica aqui o meu repúdio, o meu descontentamento. Porque cortes, quando são feitos na saúde e educação, em coisas básicas para nós, não tem como compreender. Parece que querem tirar os benefícios e as oportunidades das pessoas mais carentes”, finalizou,

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare

lInk: https://santarem.pa.leg.br/biga-repudia-corte-orcamentario-que-atingiu-universidades-publicas-do-pais-e-cita-problemas-que-ufopa-enfrenta-com-a-restricao/