Criado em 2 de Janeiro de 2023 às 15:42

2 de Janeiro de 2023 às 15:42

Redação por Redação  21/12/2022 em Ciência & Tecnologia
Centro Tecnológico vai contribuir com novas soluções para a mineração paraense

Com investimento de mais de R$ 2 milhões da Fundação Alcoa, a Ufopa está adquirindo equipamentos de ponta para montagem de laboratórios e qualificação de acadêmicos.

A mineração é um dos setores que mais crescem e geram emprego e renda no Pará. Pensando nisso, a Alcoa está investindo R$ 2,1 milhões no Centro Tecnológico em Geociências e Engenharia Aplicada da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Alguns equipamentos já foram entregues e a instituição trabalha na montagem dos laboratórios que funcionarão nas unidades de Santarém e Juruti, na região Oeste do Estado.

Erica Cabral, docente do curso de Geologia da Ufopa e uma das idealizadoras do projeto, explica que após o repasse do recurso, por meio da Fundação Alcoa, em fevereiro deste ano, a Universidade já adquiriu parte dos equipamentos e insumos necessários: sismógrafo, magnetômetro e espectrômetro de absorção atômica – todos importados. Foram adquiridos, também, máquina de blocos, balança de precisão, deionizador e centrífuga.  “A finalização do projeto está prevista para julho de 2023. Serão quatro laboratórios que devem ser totalmente equipados para atender às demandas da instituição: Laboratório de Geoestatística; Planejamento de Mina e Simulação; Mecânica das Rochas e Solos; Geoquímica e Hidrogeoquímica e Métodos Potenciais. Essas novas estruturas vão beneficiar diretamente os cursos de Geofísica e Geologia, em Santarém, além do curso de Engenharia de Minas, em Juruti”, informa a docente.

Pesquisa e inovação tecnológica

ADVERTISEMENT
No Centro Tecnológico serão desenvolvidas atividades capazes de agregar valor econômico aos recursos naturais da região e de revertê-los em benefícios à comunidade local. A inovação é uma das atividades-fim do projeto, juntamente com o ensino, a pesquisa e a extensão, criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Além de atender  aos cursos de graduação e pós-graduação da Ufopa, a estrutura irá proporcionar avanço tecnológico, científico e diversificação nos campos de atuação.

ADVERTISEMENT
 “A Ufopa também prevê a participação ativa da comunidade em geral, além da disseminação de cultura através do museu de exposição mineralógica e fossilífera, bem como eventos de extensão nos ambientes de auditório. Os novos projetos terão programação para popularizar o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica/científica em engenharia e geociências”, ressalta Erica Cabral.

O gerente de Relações Institucionais da Alcoa, José Haroldo Chaves Paula, comentou sobre como a criação do centro está sendo altamente atrativa para a empresa: “Fiquei impressionado com o que foi apresentado sobre o projeto, tanto a estrutura quanto as informações e a transparência com que a Ufopa vem conduzindo essa iniciativa. A nossa expectativa é que esses recursos se transformem, de fato, em benefício para a comunidade acadêmica e que a gente tenha profissionais de qualidade formados, que possam acessar posições em empresas da região com formação adquirida em Santarém, Juruti e em outros municípios onde a Universidade está presente”, destacou. Por fim, o executivo afirmou que espera que o investimento da Alcoa no centro de tecnologia e pesquisa possa beneficiar tanto a universidade quanto o setor da mineração no Pará, uma vez que essa é uma atividade essencial para o desenvolvimento do estado.

link: https://ver-o-fato.com.br/centro-tecnologico-vai-contribuir-com-novas-solucoes-para-a-mineracao-paraense/