Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 28 de Dezembro de 2022 às 11:36

Estudantes de dez municípios fazem o processo seletivo especial do Forma Pará

04/12/2022 - Agência Pará de Notícias - Ufopa citada

28 de Dezembro de 2022 às 11:36

Estudantes de dez municípios fazem o processo seletivo especial do Forma Pará


Candidatos realizam a prova do processo seletivo especial (Prosel) para cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Instituto Federal do Pará

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
Candidatos concentrados na prova do Programa Forma Pará no município de Novo Progresso, sudoeste estadual
Candidatos concentrados na prova do Programa Forma Pará no município de Novo Progresso, sudoeste estadual
Foto: Divulgação
A manhã, deste domingo (4), foi de oportunidade e expectativa para mais de quatro mil estudantes que concorrem a 460 vagas de cursos de graduação ofertadas pelo Programa Forma Pará em dez municípios paraenses. Os candidatos realizam a prova do processo seletivo especial (Prosel) que vai preencher vagas de cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

O Forma Pará é um programa do governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que leva cursos de nível superior aos municípios paraenses em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras municipais. O processo seletivo é realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Nova Ipixuna do Pará, município do sudeste estadual, também teve prova do Forma Pará neste domingo (4)
Nova Ipixuna do Pará, município do sudeste estadual, também teve prova do Forma Pará neste domingo (4)
Foto: Divulgação
A titular da Sectet, Edilza Fontes, destaca que o certame deste domingo conclui a universalização do programa, o que significa a oferta de pelo menos um curso superior em cada um dos 144 municípios paraenses. Ela ressalta ainda que o Forma Pará superou todas as expectativas iniciais e hoje é garantido por lei. 

Em Vigia candidatos na prova do Programa Forma Pará para ingresso no ensino superior 
Em Vigia candidatos na prova do Programa Forma Pará para ingresso no ensino superior
Foto: Divulgação
"Lá em 2019, quando o programa começou, a nossa meta era ofertar quatro mil vagas ao longo de quatro anos. Hoje já superamos a meta e chegamos a quase 10 mil vagas ofertadas. O Forma Pará virou uma lei, o que entre outras coisas, também nos permitiu ofertar cursos de pós-graduação lato e stricto sensu", comemora.

Sonhos, oportunidade e conhecimento 
Em Novo Progresso, município do sudoeste do Pará, o curso ofertado é Direito/Ufopa, que teve 551 inscritos para as 50 vagas ofertadas, um dos mais concorridos, com 11 candidatos por vaga. Animada e emocionada, Elisandra de Castro Xeque, 31 anos, chegou cedo ao local da prova. "Fazer o curso de Direito é um sonho desde criança. Quando falo me dá vontade de chorar", disse  sem esconder a emoção. 

A maternidade a fez adiar a realização do sonho. Elisandra é mãe de duas crianças, e conta que quando soube da possibilidade de fazer o curso em Novo Progresso ficou feliz. "Pulei de alegria e sorri muito. Quero parabenizar o governador Helder e o prefeito Gelson por trazer essa oportunidade para todos nós", afirmou a paranaense, que mora há dez anos em Novo Progresso.

Outro município onde o Forma Pará oferta o curso de Direito/Ufopa neste Prosel é Almeirim, na região do Baixo Amazonas, onde se registrou a maior concorrência do certame: 15 candidatos por vaga. Nessa disputa está João Carlos Firmino da Silva, 21 anos. Para ele o curso preenche uma lacuna no município. "É uma grande oportunidade para as pessoas que teriam de sair do município para fazer um curso superior", destacou.

Maíza Lobo e a filha Juliane fizeram a prova do Forma Pará
Maíza Lobo e a filha Juliane fizeram a prova do Forma Pará
Foto: DivulgaçãoA paixão pela área ambiental levou mãe e filha a concorrerem a uma das 40 vagas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária/IFPA, em Vigia, no nordeste paraense, que também está entre os mais concorridos,  com 12 candidatos por vaga. Maíza da Silva Lobo, 44 anos, conta que primeiro se dedicou à criação dos filhos para depois ir em busca de formação na área ambiental.

A paixão de Maíza contagiou a filha, Juliane Lobo Monteiro, 23 anos. As duas têm curso técnico em meio ambiente e agora tentam o curso superior. "Poder fazer o curso no município veio ao encontro da minha paixão pela área. Vou poder aumentar ainda mais meu conhecimento e contribuir para a melhoria ambiental da minha comunidade", falou Maíza.

Processo seletivo 
Os candidatos realizaram uma prova composta por 35 questões de múltipla escolha e uma redação. Estudantes que tenham cursado, pelo menos, um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município em que o curso está sendo ofertado, ou que resida naquele município há pelo menos um ano, a contar da data de publicação dos editais, têm um bônus de 10% na nota da prova objetiva.

O resultado definitivo está previsto para ser divulgado no site da Fadesp no dia 20 de janeiro de 2023.

Cursos e municípios onde o Prosel foi realizado 

IFPA
Abaetetuba – Gestão Ambiental – 40 vagas

Belterra – Engenharia Civil – 50 vagas

Ipixuna do Pará -  Engenharia Ambiental e Sanitária – 40 vagas

Irituia – Educação do Campo – 50 vagas

Prainha – Agronomia – 50 vagas

Terra Alta – Gestão Hospitalar – 50 vagas

Vigia – Engenharia Ambiental e Sanitária – 40 vagas

Ufopa

Almeirim – Direito – 50 vagas

Novo Progresso – Direito – 50 vagas

Oriximiná – Administração – 40 vagas.

 

Link: https://www.agenciapara.com.br/noticia/39864/estudantes-de-dez-municipios-fazem-o-processo-seletivo-especial-do-forma-para