Criado em 2 de Janeiro de 2023 às 16:08

Projeto Maniva Tapajós confirma potencial de variedades e estimula produtores em Juruti, no PA

23/12/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Ufopa citada

2 de Janeiro de 2023 às 16:08

A expansão para Juruti fortalece a rede que neste ano contempla quatro municípios incluindo Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

Professor Marcos Amaral (centro) acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto Maniva Tapajós em Juruti — Foto: Comunicação Ufopa / Divulgação

Os dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2022 foram de desta para os produtores do município de Juruti, oeste do Pará, atendidos pelo projeto Maniva Tapajós. Nesses dias foram realizadas atividades de colheita, distribuição e plantio de manivas semente em 3 comunidades.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A atividade integra um ciclo de ações para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no município por meio da parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Instituto Federal do Pará (Campus Santarém), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Prefeitura Municipal de Juruti por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempro). As ações foram coordenadas pelo Prof. Dr. Marcos Amaral como parte das ações de extensão.

“Estamos fazendo a colheita, após um ano de trabalho. Nós recebemos as manivas oriundas de nossa parceria com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e por meio de todas as ações que realizamos, como ciclos de capacitações, visitas técnicas, conseguimos, hoje, fazer a multiplicação desse material e entregar para os produtores do Projeto Ingá. A gente espera que com essa iniciativa, consigamos fortalecer a cadeia produtiva da mandioca aqui em Juruti”, disse Marcos Amaral, que também é vice-presidente do IJUS.

Entrega de manivas para cooperativa de produtores — Foto: Comunicação Ufopa / Divulgação

As ações começaram dia 09 na Comunidade São Pedro em Juruti, onde o professor Rogério Rangel (IFPA Santarém) ministrou uma capacitação sobre adubação e tratos culturais junto aos produtores, seguido do plantio 13 mil manivas sementes.

No dia 10 foi realizada colheita do campo de propagação de manivas em Juruti para atender os produtores inscritos no projeto INGA do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e os produtores da Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores Rurais em Juruti (COOPAJ), sendo as entregas realizadas no dia 11 a 15.

Produtores colhem o resultado de um ano de trabalho em conjunto e de forma experimental — Foto: IJUS / Divulgação

Ao todo a ação distribuiu cerca de 26 mil manivas semente e beneficiou 35 unidades produtivas da agricultura familiar. Segundo a coordenadora do Projeto Maniva Tapajós, Profa. Eliandra Sia, a expansão para Juruti fortalece a rede que neste ano contempla quatro municípios incluindo Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos avançando a região Oeste do Pará.

As manivas adquiridas pelo Projeto Ingá são melhoradas geneticamente pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O objetivo desse melhoramento é fornecer variedades de espécies com maior potencial produtivo, resistentes a pragas e flexíveis ao clima da região. Com isso, os produtores terão mais qualidades em suas plantações e nos produtos.

Produtores e equipe do projeto Maniva Tapajós, em Juruti — Foto: Comunicação Ufopa / Divulgação

O objetivo do projeto é fortalecer a cultura na mandioca, a entrega de variedades com qualidade genética e fitossanitária juntamente com a assistência técnica especializada vem proporcionando ao produtor um incremento da produtividade nas áreas assistidas e a dinamização da cadeia produtiva na região.

As unidades demonstrativas criadas nas parcerias com a Prefeitura de Juruti e as comunidades rurais ajudarão mais produtores no processo de difusão de conhecimento e melhoria das práticas de cultivo.

Marcos Amaral, responsável pelo Maniva Tapajós em Juruti visita área do projeto e conversa com a presidente do IJUS — Foto: IJUS / Divulgação

Para Edileuza Santos, agricultora do Projeto Ingá, moradora na Comunidade Alto Alegre, foi uma honra receber as manivas. “Principalmente para nós agricultores, porque assim como ela é melhorada, ela é mais resistente a pragas e terá mais resistência para termos mais produtividade”, comemorou.

Com as principais fontes de renda vindas da extração de bauxita e da agricultura familiar, o município de Juruti tem a maior parte da população formada por comunidades tradicionais e povos indígenas. Em um território de 830.500 hectares vivem atualmente cerca de 59 mil habitantes, dos quais 60% estão na zona rural, espalhados em mais de 200 comunidades.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/12/23/projeto-maniva-tapajos-confirma-potencial-de-variedades-e-estimula-produtores-em-juruti-no-pa.ghtml