Criado em 2 de Janeiro de 2023 às 16:29

27/12/2022 - Portal Gov.br - Ufopa citada

2 de Janeiro de 2023 às 16:29

Pronera tem dois novos cursos confirmados para 2023

OIncra firmou Termos de Execução Descentralizada (TEDs) com duas universidades federais para o início de dois novos cursos em 2023 pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas para o público formado por jovens e adultos moradores de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Incra formalizou parceria para a implantação do curso de bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental. Trata-se da primeira turma na área a ser constituída no país por meio do Pronera.

O objetivo é formar 50 beneficiários. O prazo de vigência do TED será de 60 meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado. Terá início em dezembro de 2022 com previsão de conclusão até dezembro de 2027. O valor a ser investido chega a R$ 1,8 milhão.

Além de garantir o acesso à educação superior, a formação em Engenharia Sanitária e Ambiental poderá auxiliar, de forma significativa, a suprir as carências técnicas no âmbito sanitário e ambiental nos assentamentos e áreas nas quais são desenvolvidos projetos do Incra, bem como garantir uma formação qualificada para jovens e adultos oriundos de famílias destas localidades.

Já com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o TED objetiva a oferta do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, também com 50 vagas. Neste caso, a vigência será de 35 meses, com início em dezembro de 2022 e término em novembro de 2025, com possibilidade de prorrogação. Serão investidos, na parceria, R$ 922 mil.

A UFRN possui três incubadoras para atender as demandas de economia solidária no estado, com foco especial na agricultura familiar. Ao aproveitar esta expertise institucional, não apenas cumpre a necessidade de formação dos jovens, como também os qualifica para atuação em organizações públicas e sociais a partir de habilidades e competências específicas da área de gestão.

Agricultura e Pecuária

Link: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/pronera-tem-dois-novos-cursos-confirmados-para-2023