Criado em 2 de Janeiro de 2023 às 16:34

Ufopa instala 13 placas de sinalização de presença de animais na unidade Tapajós

27/12/2022 - G1 Santarém e região - Positiva

2 de Janeiro de 2023 às 16:34

As placas foram instaladas através de uma parceria entre a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e o projeto de extensão Peludinhos da Ufopa.
Por g1 Santarém e região — PAFeitas de material reciclável, as placas tem o objetivo de alertar motoristas e evitar acidentes — Foto: Ascom/Ufopa

Foram instaladas 13 placas de sinalização que indicam a presença de animais de vida livre na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), através de uma parceria entre a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e o projeto de extensão Peludinhos da Ufopa.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Feitas de material reciclável, as placas foram confeccionadas com o objetivo de alertar motoristas e evitar acidentes, principalmente com cães e gatos que vivem na área da Ufopa.

As placas foram patrocinadas por servidores que apoiam as ações do Peludinhos da Ufopa e produzidas com o apoio da Sinfra. "Foram dez padrinhos que ajudaram a pagar esse serviço e a Coordenação de Infraestrutura doou mais três placas”, explica o Coordenador de Infraestrutura da Sinfra, Edilmar de Sant'Ana Quaresma.

“Trata-se de uma ação feita a várias mãos: os servidores que apadrinharam cada placa, as equipes da Coordenação de Gestão Ambiental e da Coordenação de Infraestrutura, junto com o projeto Peludinhos da Ufopa”, completou Quaresma.

As placas de madeira contém imagens de felinos desenhadas pelo colaborador da Sinfra Alfredo Santos, que é formado em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA). “O Alfredo Santos fez esse trabalho de pintura e as frases foram escolhidas pela Coordenação de Infraestrutura para compor cada placa. A Sinfra também doou todo o material reciclável e as tintas. Pedimos para o pessoal do projeto Peludinhos escolher os melhores locais para sinalização e a equipe da Coordenação de Gestão Ambiental fez a instalação das placas”, explica Edilmar Quaresma.

As placas também incentivam a adoção dos animais que ficam no campus  — Foto: Ascom/Ufopa
As placas também incentivam a adoção dos animais que ficam no campus — Foto: Ascom/Ufopa

“Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos por trás de mais uma sinalização instalada na Unidade Tapajós da Ufopa para assegurar a segurança dos nossos peludinhos. Agradecimento direto à Sinfra e seu quadro de servidores pela disponibilidade em apoiar o nosso projeto e aos demais servidores da Universidade que ajudaram patrocinando para que essa ação incrível fosse possível”, afirma a coordenadora do projeto Peludinhos da Ufopa, Cintya de Azambuja Martins, docente do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

“Reforçando sempre que o cuidado com os nossos gatinhos é um dever para todos. Não unicamente do projeto e seus membros, mas também da comunidade acadêmica da Ufopa. E é sempre muito gratificante para nós, quando observamos esse interesse da comunidade em ajudar os nossos felinos”, ressalta a professora Cintya Martins.

O projeto de extensão Peludinhos da Ufopa tem o objetivo de cuidar, tratar e alimentar animais, como cães e gatos, que habitam a Unidade Tapajós da Ufopa, por meio do voluntariado. O projeto incentiva ainda a adoção responsável de animais e combate o abandono e maus tratos por meio da sensibilização da comunidade acadêmica e da população em geral.

As placas foram patrocinadas por servidores que apoiam as ações do Peludinhos da Ufopa  — Foto: Ascom/Ufopa
As placas foram patrocinadas por servidores que apoiam as ações do Peludinhos da Ufopa — Foto: Ascom/Ufopa

“Não fazemos resgate de animais abandonados e nem recebemos animais de fora. O Peludinhos da Ufopa não é uma ONG, mas um projeto de extensão que cuida dos animais que já estão na Ufopa. Muitos são abandonados aqui, mas isso é crime e sempre procuramos denunciar”, explicou Cintya Martins. “Não compactuamos com abandono de animais na Ufopa, pelo contrário. Eles estão aqui por um tempo, porque a gente acredita que aqui não é o lugar ideal para eles. A gente cuida, castra e nos mobilizamos para conseguir tutores adotantes”.

Mais informações sobre o Peludinhos da Ufopa podem ser obtidas por meio do telefone (93) 99199-3032 (WhatsApp) ou na página do projeto no Instagram.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/12/27/ufopa-instala-13-placas-de-sinalizacao-de-presenca-de-animais-na-unidade-tapajos.ghtml