Ultima atualização em 6 de Abril de 2022 às 17:22
02/02/2022 - G1 / FolhaPA - Ufopa citada
6 de Abril de 2022 às 17:21
Associação Cultural Obidense pede doações para reforçar segurança no prédio do Museu Integrado - em 02/02/2022
Miob abriga documentação histórica da Comarca de Óbidos. Preocupação aumentou após a chegada de equipamentos. Saiba como ajudar a causa.
A Associação Cultural Obidense (Acob) pediu, em post publicado nas redes sociais na terça-feira (1º), doações para investir na segurança do Museu Integrado de Óbidos (Miob), no oeste do Pará. Segundo a entidade, o prédio precisa de reforço nos principais acessos.
O Miob recebeu recentemente computadores, scanners e impressoras. A preocupação é quanto a segurança dos equipamentos que estão em uma das salas do museu.
A necessidade do investimento para o espaço ocorre em virtude do convênio firmado pela Acob com a Fundação Alemã Gerda Henkel, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e outras entidades, que possibilitará a digitalização de toda a documentação histórica mantida sob a guarda do Miob.
“Seria divino e maravilhoso se o Miob estivesse dotado com a segurança necessária para garantir a proteção deste acervo, mas não está”, diz um trecho da publicação.
Segundo a entidade, é necessário fixar grades em algumas janelas e portas e, se possível, contratar um sistema de alarme.
“Qualquer doação de grades de ferro, cadeados e afins será muito bem-vinda. Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio incondicional de ilustres obidenses, que ajudaram a ACOB e o Museu Integrado de Óbidos a se manterem vivos nos quatro anos de gestão de nossa diretoria”, finaliza a postagem.
O projeto
O projeto “Digitisation of Justice court files during the 19th century in Brazilian Amazonia (1800-1900)” do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), vinculado à Ufopa, tem como objetivo digitalizar documentos da Comarca de Óbidos, datados do século XIX.
O investimento no projeto é de 55 mil libras, que corresponde a, aproximadamente, R$ 387 mil, para a digitalização de cerca de 100 caixas de processos cíveis e criminais, que mostram o funcionamento da justiça na região e a aquisição de equipamentos de última geração para o trabalho.
Ao final dos trabalhos, o conjunto de documentos datados de 1800 a 1988 deve ficar disponível para consultas via internet.
Doações
As doações devem ser entregues a Associação Cultural Obidense, localizada na Rua Justo Chermont, no Centro de Óbidos, ou entrar em contato com o número (91) 99144-3466, para mais informações.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Link:http://www.emaismt.com.br/artigo/425075/Associacao-Cultural-Obidense-pede-doacoes-para-reforcar-seguranca-no-predio-do-Museu-Integrado---em-02-02-2022