Criado em 6 de Abril de 2022 às 17:27

Laboratório de Biologia Molecular aponta aumento no índice de contaminados por Covid-19 na região do Oeste do Pará

03/02/2022 - TAPAJÓS DE FATO - Positiva

6 de Abril de 2022 às 17:27

Santarém foi a cidade com maior número de testes realizados, a alta taxa de contaminados pode ser explicada pela chegada da variante Ômicron no oeste paraense.
Tapajós de Fato

Gráfico de casos de covid-19 em Santarém dos meses de junho de 2021 a janeiro de 2022. Fonte: Relatório de produção mensal do Labimol.    Gráfico de casos de covid-19 em Santarém dos meses de junho de 2021 a janeiro de 2022. Fonte: Relatório de produção mensal do Labimol.
O ano de 2022 não iniciou muito bem para a saúde dos moradores da região do Oeste do Pará, dados do Laboratório de Biologia Molecular - Labimol, da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, apontam aumento no número de casos de contaminados pela Covid-19 no mês de janeiro deste ano.

Informações do relatório disponibilizado pela equipe do Labimol, explicam que dos 2.230 testes RT-PCR realizados para detecção da Covid-19, junto a Secretaria de Estado da Saúde do Pará – SESPA, 40,8% (908 testes) foram positivos e 59,2% (1.318 testes) negativos, o maior número de casos foi encontrado na cidade de Santarém.

Ao todo foram realizados em Santarém 1.488 testes, sendo 645 testes positivos, 841 testes negativos e 2 testes inconclusivos (Figura 1). O segundo município com maior tendência de aumento de casos é Mojuí dos Campos onde foram realizados 154 testes RT-PCR, sendo 69 testes positivos e 85 testes negativos.

De acordo com dados do relatório, em dezembro de 2021 os casos de Covid-19 na região Oeste do Pará atingiram uma relativa estabilidade, embora em patamar elevado. Apesar disso, no mês de janeiro os números voltaram a crescer rapidamente, principalmente em Santarém, maior município da região.

O coordenador do Laboratório, Professor Marcos Prados, conversou com a equipe Tapajós de Fato e destacou que o pico maior foi no final do mês: “ até o dia 10 de janeiro o Labimol havia registrado poucos casos de Covid-19 na região, no entanto, a partir do dia 11 em diante notamos uma elevação muito súbita dos casos e seu pico aumentando progressivamente agora no final do mês de janeiro”, destaca o coordenador do Labimol.

Marcos Prado informou que a alta rápida de casos pode ser motivada pela chegada da variante ômicron na região do oeste do Pará, o que tem levado a uma carga viral dos pacientes muito elevada que tem facilitado o contágio pelo vírus, o professor também destacou que os municípios de Santarém e Mojuí dos Campos tem sido responsáveis por essa elevação de casos.

“Assim como ocorreu em outras meses e ondas de contágio a contaminação se iniciou por Santarém e a tendência que nos meses de fevereiro e março esse aumento de casos chegue em outras cidades distantes aqui de Santarém, esse é o comportamento do vírus ao longo dessa pandemia, começa por aqui e depois se espalha para os municípios vizinhos de menor porte”, explica o professor.

O Professor alerta a comunidade santarena e demais cidades do oeste do Pará sobre a semelhança dos sintomas da  variante ômicron, gripe e outras variantes. O laboratório tem identificado uma crescente na carga viral dos pacientes, no entanto, o pesquisador destacou a importância da vacinação para o combate à contaminação por Covi-19 “temos observado no laboratório que pacientes vacinados estão desenvolvendo sintomas mais leves, com exceção de pacientes com comorbidade”, afirmou o pesquisador.

Ainda de acordo com Marcos Prado, às principais dificuldades atuais do combate e prevenção a covid-19 está relacionada ao funcionamento dos sistemas de saúde, ocasionada pela contaminação de profissionais que necessitam estar em isolamento para poder retornar aos atendimentos médicos, conforme relata Marcos: “vários hospitais de Santarém estão com dificuldades de manter o funcionamento pleno devido a falta de profissionais de saúde por conta de contaminação, o Labimol tem atendido estes profissionais com o objetivo de que sejam diagnosticados com a maior rapidez possível para que possam retornar o mais breve ao equipamentos de saúde pública”, conta o coordenador do Labimol.

Link: https://www.tapajosdefato.com.br/noticia/635/laboratorio-de-biologia-molecular-aponta-aumento-no-indice-de-contaminados-por-covid-19-na-regiao-do-oeste-do-para