Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 18 de Março de 2022 às 14:40

Destaque Principal  DRCAlentejo é uma das três entidades que organizam o primeiro encontro da série Antropocénica

29/01/2022 - Linhas de Elvas - Ufopa citada

18 de Março de 2022 às 14:40

Início  Destaque Principal  DRCAlentejo é uma das três entidades que organizam o primeiro encontro da série Antropocénica


DRCAlentejo é uma das três entidades que organizam o primeiro encontro da série Antropocénica
Por Nuno Barraco Publicado em Janeiro 29, 2022 5 min de leitura
A Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e o Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra organizam o primeiro encontro da série Antropocénica, que se realizará em Portugal, no mês de Outubro, nas ruínas da Villa Romana de São Cucufate, no concelho de Vidigueira.

Antropocénica é uma série internacional de encontros que emerge da interacção entre Filosofia, Arqueologia e Arquitectura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 3 de Abril, o prazo de inscrição para apresentação de propostas de comunicação no âmbito deste encontro, a formalizar em https://www.antropocenica.ooo/, onde pode ser também consultada mais informação sobre a iniciativa.

A coordenação executiva e produção do encontro encontram-se a cargo de Ana Paula Amendoeira (historiadora/directora regional de Cultura do Alentejo), Dirk Michael Hennrich (filósofo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa), Maria da Conceição Lopes (arqueóloga do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra) e Silvio Luiz Cordeiro (arquitecto – Nômade – Arte & Editoria).

Integram a Comissão Científica nomes conceituados e reconhecidos em diversas áreas, entre os quais a filósofa Adriana Veríssimo Serrão (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa), o escritor Ailton Krenak, a arqueóloga Anne Rapp Py-Daniel (Programa de Antropologia e Arqueologia – Universidade Federal do Oeste do Pará), o arquitecto Artur Simões Rozestraten (Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), a cineasta Filipa César (Mediateca Onshore . Merz Akademie), o sociólogo Boaventura de Sousa Santos (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e o historiador Victor Barros (Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH).

A realização da iniciativa conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Vidigueira e do Institute for Gender, Race, Sexuality and Social Justice, da UBC – University of  British Columbia e o apoio cultural de Nômade – Arte & Editoria.

Durante os três anos de Antropocénica serão entrevistados elementos que integram a respectiva Comissão Científica e convidados, sobre os temas, eixos, conceitos e actividades culturais no contexto de realização desta série internacional de encontros.

As entrevistas serão gravadas em áudio e editadas como episódios de três temporadas de podcasts (2022, 2023 e 2024). O primeiro podcast, com a entrevista ao fotógrafo e fotojornalista Lalo de Almeida, no Teatro Oficina, em São Paulo, inaugura a primeira temporada de podcasts e já pode ser ouvido no website de Antropocénica.

Lalo de Almeida, premiado em 2021 pelo W. Eugene Smith Memorial Fund, é autor das imagens que serão expostas no evento artístico-cultural TransAmazónias: Zonas Imaginárias, em Outubro, nas Ruínas da Villa Romana de São Cucufate.

 

Link: https://linhasdeelvas.pt/2022/01/29/drcalentejo-e-uma-das-tres-entidades-que-organizam-o-primeiro-encontro-da-serie-antropocenica/