Criado em 16 de Fevereiro de 2022 às 12:17

MPF pede a órgãos ambientais medidas contra escurecimento das águas de Alter do Chão

21/01/2022 - Portal Terra - Ufopa citada

16 de Fevereiro de 2022 às 12:17

O Ministério Público Federal pediu nesta sexta-feira que órgãos ambientais informem quais medidas estão adotando para conter danos ao rio Tapajós, na região oeste do Pará.

Em comunicado, o MPF destacou o escurecimento das águas na área do distrito de Alter do Chão, no município de Santarém, conforme vem sendo noticiado pela imprensa.

Menino de 8 anos morre ao cair de toboágua interditado
Mario Frias cancela viagem à Rússia a mando de Bolsonaro
As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!
As requisições foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Foi solicitado ainda que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informe se há estudos sobre a turbidez das águas do Tapajós e sobre casos de contaminação por mercúrio na população humana e animal da região.

De acordo com o MPF, uma das potenciais causas para o escurecimento das águas em Alter do Chão é a mineração ilegal de ouro, que despeja sedimentos no rio.

"A cada 11 anos, a quantidade de sedimentos despejados é equivalente à barragem da Samarco que rompeu em Mariana (MG) em 2015, destruindo a calha do rio Doce, entre Minas Gerais e Espírito Santo", afirmou o MPF, em comunicado.

A atuação do órgão quanto a possíveis motivos para o escurecimento das águas em Alter do Chão envolve ainda, o ajuizamento de ações contra o desmatamento ilegal e o descumprimento da legislação ambiental e da obrigação da consulta prévia, livre e informada a povos indígenas e comunidades tradicionais em procedimentos de licenciamento ambiental de obras.

Ainda nesta semana, o MPF alertou a Justiça Federal que o município de Santarém vem descumprindo uma sentença de 2019 que determinou a realização de exames de balneabilidade periódicos na região das praias do distrito de Alter do Chão.

O MPF pediu à Justiça que o município seja obrigado a apresentar imediatamente os resultados desses exames.

Link: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/mpf-pede-a-orgaos-ambientais-medidas-contra-escurecimento-das-aguas-de-alter-do-chao,1299cb2b1b2f51fd96968bcdceae337fh3701hd6.html