Criado em 14 de Março de 2022 às 17:25

PF abre inquérito para apurar mudança na cor de águas em Alter do Chão, no Pará

14 de Março de 2022 às 17:25

A Polícia Federal (PF) anunciou neste sábado (22) que abriu um inquérito para investigar mudanças na tonalidade das águas no Rio Tapajós, em Alter do Chão (PA). De acordo com o órgão, peritos foram enviados ao local e farão um sobrevoo na segunda-feira (24).

A tonalidade nas águas já estava sendo alvo de análises da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Governo do Pará. O Ibama e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado (Semas) realizaram uma inspeção de emergência no rio nesta semana e coletaram amostras, que foram encaminhadas para análise após a água apresentar coloração turva — não característica na região.

Navios encalham na Lagoa dos Patos e no Guaíba devido ao baixo nível da águaNavios encalham na Lagoa dos Patos e no Guaíba devido ao baixo nível da água
De acordo com a PF, farão parte da comitiva o ICMBio, Ministério Público, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pesquisadores da universidade.

"Além disso, os peritos da PF irão colher amostras da água turva em diferentes pontos do rio para posterior análise e laudo pericial", informou o órgão.

link: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2022/01/pf-abre-inquerito-para-apurar-mudanca-na-cor-de-aguas-em-alter-do-chao-no-para-ckyqg5z6o003f01fbua2zjtmh.html