Criado em 14 de Março de 2022 às 17:19

Polícia Federal instaura inquérito para apurar mudança na cor das águas em Alter do Chão/PA

22/01/2022 - O Documento - Ufopa citada

14 de Março de 2022 às 17:19

por Da Redação

Santarém/PA – A Polícia Federal instaurou um inquérito policial para investigar os motivos da alteração na tonalidade das águas no rio Tapajós, distrito de Alter do Chão, no Pará. A investigação foi aberta na última quinta-feira (20/01).

A PF enviou peritos para a região e pretende fazer um sobrevoo, na próxima segunda-feira (24/01). A fiscalização aérea será realizada com duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), que chegarão neste domingo (23/01).

Além da Polícia Federal e do ICMBio, a comitiva será composta por integrantes do Ministério Público, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A vistoria visa analisar, entre outras questões, a extensão da mancha que está ocasionando a mudança da coloração do Rio Tapajós.

Além disso, os peritos da PF irão colher amostras da água turva em diferentes pontos do rio para posterior análise e laudo pericial.

Cooperação integrada

Técnicos do Ibama e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) iniciaram, na última quarta-feira (19/01), uma inspeção de emergência no rio Tapajós.

Amostras foram coletadas e encaminhadas para análise após a água apresentar coloração turva – não característica na região. A iniciativa contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros do Pará.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF
imprensa@pf.gov.br
61 – 2024 8142

COMENTE ABAIXOPUBLICIDADECLIQUE PARA COMENTAR
POLÍCIA FEDERALPF deflagra operação para desarticular esquema de fraudes com criptomoedasPublicado 14/03/2022 - 15:50por Da Redação

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal deflagrou hoje (14/3), em conjunto com o GAECO/MPF, a operação Betka – quarta fase da operação Kryptos –  com objetivo de desarticular organização criminosa responsável por fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas.

Na ação de hoje, cerca de 15 policiais federais deram cumprimento a dois mandados de prisão preventiva no estado do Rio de Janeiro/RJ*. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e decorreram de um esforço conjunto entre a Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Com o material obtido na ocasião da deflagração da Operação Valeta, terceira fase da Operação Kryptos, foi possível revelar detalhes da criação de uma corretora de criptoativos, concebida possivelmente com o intuito de evitar a ação de bloqueio e posterior confisco dos valores movimentados pelo esquema criminoso, por parte dos órgãos da persecução penal, por meio da utilização de interpostas pessoas para a dissimulação do capital movimentado.

Os investigados respondem pela prática dos crimes de operação sem autorização de instituição financeira, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Se condenados, poderão cumprir pena de até 34 anos de reclusão.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

Contato: scs.srrj@dpf.gov.br | www.gov.br/pf

(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407

***  O nome da operação Betka faz referência ao banco de pagamentos T-28 e ao tanque russo, também de mesmo nome, considerado um dos primeiros tanques médios.

Fonte: Polícia Federal
CONTINUE LENDOPOLÍCIA FEDERALPF apreende maconha e cocaína transportada por passageirosPublicado 14/03/2022 - 12:30por Da Redação

Guarulhos/SP – A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em ação conjunta com a Receita, apreendeu, entre os dias 11 e 12/3, mais de 10 Kg de drogas com passageiros.

Policiais federais, acionados, na sexta-feira (11), por funcionários que fiscalizam os passageiros, junto aos pórticos migratórios, conduziram um passageiro, que embarcaria com destino a Natal, no Rio Grande do Norte, à sede policial para identificação de uma porção de substância suspeita apreendida em seu poder. Em desfavor do suspeito, um brasileiro de 42 anos de idade, foi instaurado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com base na Lei Antidrogas, em razão da substância que ele portava ter sido identificada como maconha. O suspeito assinou Termo de Compromisso de Comparecimento ao Juizado Especial Criminal Federal.

No sábado (12/3), servidores da Receita Federal apresentaram à PF uma mala, que foi abandonada por um passageiro que embarcaria em voo para Accra, em Gana, com conexão em Doha, no Catar, por ter sido encontrado material orgânico oculto em suas estruturas. A mala foi desmontada e os policiais encontraram mais de 10 Kg de cocaína. Foi instaurado inquérito policial para identificar os responsáveis pela substância ilícita.

Comunicação Social da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

CONTINUE LENDO

Link: https://odocumento.com.br/policia-federal-instaura-inquerito-para-apurar-mudanca-na-cor-das-aguas-em-alter-do-chao-pa/