Criado em 21 de Janeiro de 2022 às 16:54

Representantes da Ufopa e IHGTap reúnem com MPPA para tratar sobre praça Rodrigues dos Santos

11/01/2022 - G1 - Globo - Ufopa citada

21 de Janeiro de 2022 às 16:54

Construção de shopping popular pela Prefeitura no local foi suspensa por decisão judicial.
Por g1 Santarém e Região — PA

11/01/2022 15h41  Atualizado há uma semana

Professores do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e membros do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap) reuniram nesta terça-feira (11) com a promotora Lilian Braga, da 13ª Promotoria de Justiça para tratar de questões relacionadas à Ação Civil Pública que gerou decisão de suspensão das obras do shopping popular (camelódromo) na praça Rodrigues dos Santos, em Santarém, oeste do Pará.

A decisão foi expedida na segunda-feira (10), após o MPPA ajuizar ação, por meio da promotora Lilian Braga, com base em informações do IHGTap, acerca da ameaça de destruição da praça, que faz parte do contexto histórico, cultural e arqueológico de Santarém. A Justiça determinou que a obra fosse suspensa imediatamente, sob pena de multa de R$ 100 mil.

Após a retirada de árvores da lateral da praça, foram encontradas diversos fragmentos de cerâmica e ossos no local.

A ação contém informações do IHGTap, sobre o valor histórico e cultural da praça, e de sua importância para a biografia do Município, e ainda que se encontra dentro da área poligonal da Zona de Preservação do Patrimônio Cultural do Município, e quaisquer obras realizadas no local, devem seguir criteriosamente as normativas dadas pela legislação municipal.

A presidente do IHGTap, Terezinha Amorim, informou que o instituto está à disposição para contribuir com o debate em relação ao projeto e a praça. Outros membros também estavam presentes e deram suas contribuições sobre o tema.

Os professores da Ufopa destacaram a questão arqueológica no local. O professor Florêncio Vaz sugeriu um esforço de escuta e sensibilização da sociedade, para que as informações sejam repassadas corretamente aos públicos interessados. Os professores enfatizaram que Santarém é uma cidade de grande importância histórica, e não somente esse, como outros locais, devem ser preservados em respeito à memória de povos indígenas e de matriz africana.

Ao final da reunião, a promotora de Justiça Lilian Braga destacou que é importante entrar em entendimento e buscar todas as informações que possam subsidiar a atuação da promotoria.

O projeto da Prefeitura prevê a construção de 100 boxes em alvenaria com porta de rolo, telhado em cerâmica e forro em PVC, totalizando 521,75m², para abrigar vendedores que há anos comercializam produtos na praça da Matriz. A obra está orçada em R$1.069.626,12, proveniente do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional e contrapartida da prefeitura.