Criado em 21 de Julho de 2022 às 12:55

Escola Maria Amália Queiroz de Sousa inaugura projeto em parceria com a Ufopa, em Santarém

06/07/2022 - Fala Santarém - Ufopa citada

21 de Julho de 2022 às 12:55

Foto de G1 Santarém e Região G1 Santarém e Região2 semanas atrás0 5 1 minuto de leitura

O lançamento do Projeto ‘Clube Navegar: ciência e tecnologia na escola’ em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foi realizado nos dias 29 e 30 de junho, na escola Municipal de Ensino Fundamental Dra. Maria Amália Queiroz de Sousa em Santarém, oeste do Pará. O objetivo é incentivar a alfabetização científica e em tecnologias digitais por meio da educação pela pesquisa e das práticas lúdicas para incentivar a autonomia e o protagonismo dos estudantes.

Diversas atividades foram realizadas no primeiro dia de lançamento do projeto. Os alunos participaram de palestras sobre saúde mental e assistiram apresentações culturais.

Já no dia 30, pela parte da manhã, ocorreram palestras sobre astronomia, evolução da comunicação, higiene pessoal, hábitos alimentares, importância das vacinas, educação sexual e saúde mental. A tarde, os alunos participaram de oficinas de leitura, confecção de biojoias, produção de jogos educativos com EVA, cubo mágico, produção de vídeos e ensinos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os temas do projeto serão educação científica na educação infantil, ensino por investigação, leitura e escrita, a importância da modelagem matemática nos anos iniciais, e Alfabetização científica em clubes de ciências tecnologias digitais.

As atividades serão desenvolvidas em sala de aula com os alunos do 3º, 4º e 5º ano inicialmente com modelagem em matemática para fortalecer a aprendizagem na matéria, e por meio do Clube de Férias.

Além disso, o projeto também contará com atividades diversificadas, dentre elas, o circuito universidade na escola, quando os alunos visitam a universidades, os eventos promovidos e laboratórios universitários.

* Esta postagem não reflete, necessariamente, a opinião do portal Fala Santarém

Link: https://falasantarem.com.br/2022/07/05/escola-maria-amalia-queiroz-de-sousa-inaugura-projeto-em-parceria-com-a-ufopa-em-santarem/