Ultima atualização em 28 de Julho de 2022 às 12:37

19/07/2022 - Metrópoles - Ufopa citada

28 de Julho de 2022 às 12:36

Saiba mais sobre as ossadas de crianças encontradas em gruta pela UnB

Arqueólogos, professores e alunos da UnB finalizaram a segunda escavação em sítio em Unaí (MG). No local, pesquisadores encontraram múmia
Milena Carvalho

Múmia Acauã encontrada em 1970Divulgação acervo IAB
Após reabertura da escavação do sítio arqueológico Gruta do Gentio II, em Unaí (MG), geógrafos da Universidade de Brasília (UnB) encontraram centenas de ossadas humanas, principalmente de crianças e adolescentes. Segundo os pesquisadores, o local funcionava como abrigo e cemitério há cerca de 4 mil anos.

Até então, a gruta só tinha sido escavada no fim da década de 1970 e começo de 1980 pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB). À época, pesquisadores encontraram a única múmia do Brasil e das terras baixas da América do Sul. Os restos mortais são de uma menina de 12 anos (foto em destaque) que viveu cerca de 3,5 mil anos atrás. A ossada sofreu um processo de mumificação natural pelo ambiente seco da gruta e está embalada numa rede de algodão. A múmia recebeu o nome de Acauã.

A expectativa dos arqueólogos é encontrar outros restos mortais no local, além de retomar a história indígena profunda do Brasil. O objetivo é entender sobre os rituais religiosos e funerários desse povo, modo de vida, dieta e costumes.

Pesquisadores e artistas reconstroem três rostos de múmias egípcias através de resquícios de DNA
De acordo com o coordenador do projeto, o pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Antropologia da Universidade da Flórida, Francisco Pugliese, as ossadas e os demais artefatos encontrados no local estavam em estado de preservação surpreendente, equivalente ao que se pode encontrar em contextos de desertos.

“Não nos interessa só encontrar os indivíduos, mas entender em que contexto eles foram sepultados. Buscamos estudar e voltar a nos identificar com esse passado, com os nossos antepassados esquecidos. Com esse estudo, podemos entender muitas coisas sobre o nosso povo”, comenta.

Além dos sepultamentos humanos, os arqueólogos encontraram ossos de animais, espigas de milho, diversos tipos de sementes, brincos, agulhas, cerâmicas, tecidos, cabelos e penas.

link: https://www.metropoles.com/distrito-federal/saiba-mais-sobre-as-ossadas-de-criancas-encontradas-em-gruta-pela-unb