Criado em 28 de Julho de 2022 às 12:11

17/07/2022 - Metrópoles - Ufopa citada

28 de Julho de 2022 às 12:11

UnB encontra ossadas de crianças e adolescentes em escavação de gruta

Sítio funcionava como cemitério de crianças e adolescentes há 4 mil anos. No local, encontraram a única múmia do Brasil, em 1970
Milena Carvalho

Gruta em Unaí (MG)Imagens cedidas ao Metrópoles
Arqueólogos, professores e alunos da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) finalizaram a segunda etapa de escavação do sítio arqueológico Gruta do Gentio II, em Unaí (MG). Os pesquisadores encontraram dezenas de ossadas humanas, principalmente de crianças e adolescentes, no lugar que foi utilizado como um cemitério há cerca de 4 mil anos. Na gruta, também descobriram a única múmia do Brasil e das terras baixas da América do Sul, em 1970.

UnB volta a escavar gruta onde encontraram a única múmia do Brasil

As ossadas e demais artefatos estavam em estado de preservação surpreendente, equivalente ao que se pode encontrar em contextos de desertos. Além dos sepultamentos humanos, os arqueólogos também encontraram ossos de animais, espigas de milho, diversos tipos de sementes, brincos, agulhas, cerâmicas, tecidos, cabelos e penas. De acordo com o coordenador do projeto, o pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Antropologia da Universidade da Flórida, Francisco Pugliese, o grupo estuda a história da ocupação humana no território brasileiro desde os seus primórdios.

Link: https://www.metropoles.com/distrito-federal/unb-encontra-ossadas-de-criancas-e-adolescentes-em-escavacao-de-gruta