Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 2 de Junho de 2022 às 12:14

Agricultores de Santarém e Baixo Amazonas reivindicam audiência na Câmara Federal em Brasília

31/05/2022 - Portal Santarém - Ufopa citada

2 de Junho de 2022 às 12:14

Agricultores de Santarém e Baixo Amazonas reivindicam audiência na Câmara Federal em Brasília


Algumas demandas, de acordo com a Comissão, precisam de soluções imediatas, como o registro de todos os produtos da agricultura familiar
Fotografo:  Reprodução
... Os agricultores denunciam que as atividades da agricultura familiar estão sendo diretamente prejudicadas
Um ano depois da realização de uma audiência em Santarém, que debateu pautas relacionadas a trabalhadores do campo, a Comissão dos Amigos da Agricultura Familiar do Oeste do Pará, reivindica uma audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara Federal, em Brasília.  

Segundo os Agricultores, hoje em pleno Governo Bolsonaro, existem vários problemas que dificultam o desenvolvimento das atividades na zona rural, como a diminuição do quadro de funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de cerca de 1.500 para pouco mais de 300. 

 

Por conta disso, os agricultores denunciam que as atividades da agricultura familiar estão sendo diretamente prejudicadas.  

Segundo eles, a audiência em Brasília está sendo intermediada pelo deputado federal, Celso Sabino (União-Pa), para o mês de julho próximo, e tem como objetivo apresentar ao Poder Legislativo, as principais demandas dos agricultores dos municípios da região.  

A Comissão conta com presidentes de cooperativas, associações e secretarias de agricultura de vários municípios da região. 

 

Algumas demandas, de acordo com a Comissão, precisam de soluções imediatas, como o registro de todos os produtos da agricultura familiar, a criação de um laboratório técnico em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); criação da unidade técnica do MAPA em Santarém; Financiamento do BNDES para compra de equipamentos e transportes; entre outras.  

Para o coordenador da Comissão dos Amigos da Agricultura Familiar do Oeste do Pará, Paulo Bezerra, se faz necessário o debate em Brasília, para que as pautas importantes para a região sejam atendidas e com isso fortaleça a agricultura familiar. 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém 

 

Link: https://www.portalsantarem.com.br/noticias/conteudo/agricultores-de-santarem-e-baixo-amazonas-reivindicam-audiencia-na-camara-federal-em-brasilia/114291