Criado em 24 de Maio de 2022 às 11:19

Aldenize Xavier é empossada reitora da Ufopa em solenidade no Ministério da Educação

06/05/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

24 de Maio de 2022 às 11:19

Em seu discurso, a reitora destacou a importância estratégica da Ufopa para o desenvolvimento dos municípios do Oeste do Pará.

Aldenize Xavier recebe os cumprimentos do ministro da Educação, Victor Godoy — Foto:  Luis Fortes/MEC
Aldenize Xavier recebe os cumprimentos do ministro da Educação, Victor Godoy — Foto: Luis Fortes/MEC

Aldenize Xavier, reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), escolhida pela comunidade acadêmica em consulta prévia e informal realizada em 202, foi empossada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, na tarde da última quarta-feira (4). A solenidade de posse ocorreu em Brasília, no gabinete do ministro.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Em seu discurso, a reitora destacou a importância estratégica da Ufopa para o desenvolvimento dos municípios do Oeste do Pará, a partir de um modelo sustentável e capitaneado pela ciência e pesquisa feita na região, apontando a necessidade de se continuar investindo na expansão da universidade.

"É um desafio que envolve várias vidas, e vidas que acreditam muito no potencial transformador da universidade, no que eu também acredito", declarou a reitora.
Aldenize agradeceu a parceria da professora Solange Ximenes, que assume o cargo de vice-reitora, e enfatizou as conquistas que a universidade já teve, apresentando ao ministro o registro fotográfico das obras entregues à comunidade acadêmica.

Godoy parabenizou a reitora e declarou grande expectativa em relação ao papel das universidades federais. Em sua fala, reconheceu a queda gradativa do orçamento na educação e a necessidade de fortalecer a área.

"É um desafio muito grande que a gente tem. O investimento em educação é fundamental e nós temos trabalhado nessa perspectiva de buscar também alternativas, parcerias", afirmou o ministro.
Solenidade de posse da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, no gabinete do ministro da Educação, Victor Godoy — Foto:  Luis Fortes/MEC
Solenidade de posse da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, no gabinete do ministro da Educação, Victor Godoy — Foto: Luis Fortes/MEC

O professor Hugo Diniz, que deixou o cargo de reitor no mês de abril passado, esteve presente à cerimônia e foi mencionado pela reitora como uma referência a ser seguida na construção de um legado para a Ufopa.

"Hoje é um dia especial, que coroa essa vitória da comunidade acadêmica. Uma celebração da autonomia universitária, da autonomia do nosso Conselho Superior. Saio da gestão com o sentimento de que a universidade está muito bem encaminhada e pronta para os novos desafios, para dar as respostas à altura e com a velocidade necessária", afirmou após a cerimônia o ex-reitor Hugo Diniz.

A vice-reitora agradeceu a comunidade acadêmica pela confiança no projeto institucional que vem sendo construído. "Nós vamos trabalhar intensamente para garantir as respostas que a comunidade tem-nos pedido. Pensar a universidade para a região amazônica, com essa diversidade, com os desafios que têm sido apresentados a nós, de fato, reforça esse compromisso de garantir que essa instituição se consolide cada vez mais e responda aos anseios, às demandas e aos interesses do seu povo", disse Solange Ximenes.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/05/06/aldenize-xavier-e-empossada-reitora-da-ufopa-em-solenidade-no-ministerio-da-educacao.ghtml