Criado em 26 de Maio de 2022 às 10:24

26 de Maio de 2022 às 10:24

Instituto Sebastião Tapajós e UFOPA trazem a Santarém Museóloga e restaurador

Fotografo:  Reprodução
... Na foto, membros do Instituto, Ufopa , Dona Tânia (viúva do Tião) e Sandra Rosa
O Instituto Sebastião Tapajós e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) trouxeram a Santarém a Museóloga da UFPA, Sandra Regina Coelho da Rosa para uma avaliação do acervo material referente à história do artista e que ainda se encontra na residência da família após o falecimento de Sebastião Tapajós, em novembro do ano passado.

A visita foi de extrema importância, diante dos últimos impactos ocasionados pelas intensas chuvas e danificações estruturais naquele local, precisando, inclusive assegurar medidas urgentes de segurança e preservação do material.

Nesta terça-feira(10), chega em Santarém Antonio Pacheco Neto, restaurador que vai estar próximo da Museóloga da UFPA, no trabalho de avaliação.

A visita de Sandra Rosa e Antônio Pacheco também é o pontapé inicial para o projeto "Sebastião Tapajós - Vida e Obra em Plataforma Digital" que junto ao I Festival de Violão Sebastião Tapajós, irão inaugurar um calendário de eventos artísticos-culturais do IST, com recursos aportados por duas emendas parlamentares. Os projetos, que estavam previstos para execução em 2021, tiveram que ser adiados em função do cenário causado pela pandemia da COVID -19 o que acabou paralisando momentaneamente a transferência de recursos e, por consequência, atrasando suas produções.  Agora, passado esse momento, ambos os projetos com recursos liberados, o IST pode, finalmente, vê-los em andamento.

A presença da Museóloga só foi possível por conta da parceria estabelecida entre o Instituto Sebastião Tapajós e a UFOPA, ainda através da Gestão do ex-Reitor Hugo Diniz e agora, com o apoio da atual gestão. O IST também contou com a parceria incansável da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão- PROCCE.

Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém

Link: https://www.portalsantarem.com.br/noticias/conteudo/instituto-sebastiao-tapajos-e-ufopa-trazem-a-santarem-museologa-e-restaurador/113224