Criado em 2 de Junho de 2022 às 11:14

Pelo segundo ano consecutivo programa Maniva Tapajós ganha prêmio Sebrae Empreendedor

23/05/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Globo - Positiva

2 de Junho de 2022 às 11:14

O projeto 'transferência tecnológica de mudas' atende a 16 comunidades nos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos e Juruti.

Engenheiro agrônomo Francisco Chaves e a professora Eliandra Sia entregando mudas de mandioca a produtor — Foto: Divulgação

O Programa Maniva Tapajós, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ganhou pelo segundo ano consecutivo o prêmio Sebrae Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade. O programa é coordenado pelos professores Eliandra Sia e Carlos Vildoso e irá representar o Pará na premiação nacional no mês de junho.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O projeto "Transferência tecnológica de mudas micropropagadas de mandioca/macaxeira para a Região Oeste do Pará" atende a 16 comunidades nos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos e Juruti.

O programa realiza assistência técnica buscando o fortalecimento da cultura da mandioca na geração de emprego e renda para agricultores que atuam na cadeia produtiva da mandioca. São ações integradas entre instituições de ensino (Ufopa e IFPA), além de órgãos e entidades como Sebrae, prefeituras, Sedap, Embrapa e empresas privadas (TSA Indústria e Comina Mineração).

Entrega de mudas
Em janeiro de 2022, foram entregues 50 mil mudas de manivas-semente de mandioca a produtores de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra que fazem parte do projeto Maniva Tapajós, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A entrega das mudas faz parte de ações de fomento à cadeia produtiva da mandioca, com suporte de pesquisa, extensão e desenvolvimento. A partir do recebimento das mudas, os produtores iniciaram a plantação e todo o processo foi acompanhado de perto pela equipe do programa Maniva Tapajós.

link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/05/23/pelo-segundo-ano-consecutivo-programa-maniva-tapajos-ganha-premio-sebrae-empreendedor.ghtml