Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 2 de Junho de 2022 às 12:08

Pelo segundo ano consecutivo UFOPA sofre corte no orçamento e funcionamento está ameaçado a partir de outubro

31/05/2022 - OEstadonet - Negativa

2 de Junho de 2022 às 12:08

Pelo segundo ano consecutivo UFOPA sofre corte no orçamento e funcionamento está ameaçado a partir de outubro


Portal OESTADONET, com informações da UFOPA
Pelo segundo ano seguido, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) teve  bloqueio de verbas em seu orçamento. Este ano, o total de recursos que serão cortados do orçamento da UFOPA é de R$ 6 milhões, de cerca de R$ 23,3 milhões que estavam disponíveis para serem gastos em 2022.

No ano passado, os cortes atingiram 20 por cento do orçamento.

Segundo a reitora Aldenize Xavier, que foi recentemente empossada no cargo,, os cortes atingem  diretamente os serviços de fornecimento de energia, limpeza, vigilância, segurança e demais contratos. Com o orçamento reduzido, os recursos disponíveis para funcionamento da Ufopa são insuficientes para o ano de 2022.

O bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal é extremamente preocupante e, se não for revertido, causará a interrupção de serviços essenciais para a UFOPAa partir de outubro.

A reitoria da UFOPA, no entanto, informa que  ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil não sofrerão impacto direto com o bloqueio orçamentário, assim como o funcionamento das unidades administrativas e acadêmicas e as ações de fomento à graduação e pós-graduação. Também foi possível resguardar os editais e recursos disponíveis nas unidades acadêmicas do impacto imediato, possibilitando, assim, a continuidade de nossas atividades acadêmicas neste momento de retorno presencial.

 

link: https://www.oestadonet.com.br/noticia/21892/pelo-segundo-ano-consecutivo-ufopa-sofre-corte-no-orcamento-e-funcionamento-esta-ameacado-a-partir-de-outubro/