Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 27 de Maio de 2022 às 10:50

Podcast ‘Afirmativas Ufopa’ destaca a ressignificação da abolição da escravatura no Brasil

15/05/2022 - Fala Santarém - Positiva

27 de Maio de 2022 às 10:50

Podcast ‘Afirmativas Ufopa’ destaca a ressignificação da abolição da escravatura no Brasil


Foto de G1 Santarém e Região G1 Santarém e Região 

O episódio do podcast ‘Afirmativas Ufopa’ publicado nesta sexta-feira, 13 de maio, destacou os significados da data oficial da abolição da escravatura no Brasil. O professor Alan Augusto Moraes Ribeiro foi o convidado da edição, e explica a ressignificação da data que passou de uma de concessão referente a abolição da escravatura, para o dia nacional de denúncia contra o racismo.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o convidado, a data foi ressignificada a partir da década de 70, por meio de movimentos sociais negros. Ele também destaca o papel do poeta Oliveira Silveira, que propôs essas mudanças nas décadas de 80 e 90, começando a estabelecer que a data deveria ser voltada para a luta contra o racismo.

Diante disso, o objetivo foi chamar atenção para o real problema que era a pobreza, miséria e violência a qual os grupos e as populações negras estavam submetidos.

Ouça o episódio do podcast na íntegra
Atualmente, segundo o professor, não se fala mais do dia 13 de maio como o ’dia da libertação’. Apesar de estar impregnado na memoria de muitas pessoas, inclusive a população negra mais velha, observa-se que institucionalmente falando, o foco de órgãos públicos e outras instituições em diversas campanhas é na denuncia contra o racismo.

Um exemplo disso, é que a maior atenção dada é para o dia 20 de novembro quando se comemora o dia da consciência negra. Quando se trata de agendas oficiais no sentido simbólico, é o 20 de novembro que ganha destaque nas mídias sociais e na grande mídia.

Alan Ribeiro afirma que a população negra vem tentando construir um país com elementos do antirracismo institucionalmente, a exemplo das políticas de ação afirmativa nas universidades, e institucionalização da lei 10.639/2003 que institui o ensino de história afro-brasileira e africana no Brasil.

Além disso, ele também cita como exemplo os editais, programas de formação de professores, editais de promoção de práticas de educação, de produção intelectual, cultural, de promoção da inclusão de pessoas negras em espaços de poder, cotas para pessoas que ocupem posições de liderança em empresas privadas, cotas para funcionários públicos, etc.

O professor destaca que o dia 13 de maio é um conjunto de ações do antirracismo que deve ser celebrado, praticado e construído diariamente. As ações antirracistas em prol da população negra valorizam as diferentes manifestações políticas sociais, culturais, intelectuais e religiosas.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
 

* Esta postagem não reflete, necessariamente, a opinião do portal Fala Santarém

 

Link: https://falasantarem.com.br/2022/05/14/podcast-afirmativas-ufopa-destaca-a-ressignificacao-da-abolicao-da-escravatura-no-brasil/