Criado em 24 de Maio de 2022 às 11:38

Reitora apresenta nova equipe de gestores da Ufopa e fala sobre expansão da Universidade

09/05/2022 - G1 - Globo - Positiva

24 de Maio de 2022 às 11:38

Meta da atual gestão é chegar a outros municípios do oeste do Pará com oferta de cursos e infraestrutura.
Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA

Reitora Aldenize Xavier e vice-reitora Solante Ximenes (sentadas) e pró-reitores (em pé) — Foto: Sílvia Vieira/g1

A nova reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), professora Aldenize Xavier apresentou durante coletiva na manhã desta segunda (9) os novos gestores da instituição. Junto com a vice-reitora Solange Ximenes, Aldenize falou sobre as metas da atual gestão e dos projetos de expansão da instituição para outros municípios.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
"Nós como instituição precisamos continuar com a expansão da nossa universidade. Isso passa pela revisão na lei de criação da Ufopa, porque o número de campi, o número de curso, o número de servidores, tudo isso é definido na lei de criação da Universidade. Quando a gente olha pra Ufopa hoje, a gente já esgotou tudo que está previsto na lei. Então nós precisamos rever a lei e de criação e para isso estamos dialogando com parlamentares, deputados federais que possam propor a revisão da lei", destacou Aldenize Xavier.

Ainda de acordo com a reitora, a meta da atual gestão é chegar a outros municípios do oeste do Pará. A princípio com núcleos descentralizados em razão do orçamento limitado.

"Nós começamos com o núcleo descentralizado da Ufopa em Rurópolis e em Novo Progresso. Nesses núcleos descentralizado os cursos funcionam em parceria com o FormaPará. Nessa parceria existe uma responsabilidade das prefeituras, Ufopa e governo do estado. Vamos expandir para os municípios de Trairão, Faro e Mojuí dos Campos. Nosso sonho é implantar campi, porque o campi tem servidor próprio e infraestrutura. Não queremos atender apenas sete municípios, mas a nossa área de abrangência de 20 municípios. Nesse sentido, os cursos itinerantes podem ser também uma ferramenta importante do novo modelo de expansão da Universidade", observou a reitora.

Coletiva de imprensa com reitora Aldenize Xavier, vice-reitora Solange Ximenes e novos gestores — Foto: Sílvia Vieira/g1

Infraestrutura
Dentro o projeto multicampi, a consolidação da infraestrutura dos campi da Ufopa é uma das prioridades da nova gestão.

De acordo com Aldenize, a infraestrutura dos campis de Alenquer e Itaituba está consolidada. Em Monte Alegre, as obras estão em andamento, inclusive a Universidade conseguiu orçamento para a obra junto ao Governo Federal.

"No município de Juruti também temos um prédio como o de Santarém, onde o primeiro andar todo está ocupado com os serviços operacionais. Nós precisamos fazer os outros andares conforme também a demanda que o campi vai apresentando. Essa é uma demanda que a gente apresentou ao MEC, e conseguirmos um orçamento específico para concluir essa obra em Juruti", contou Aldenize.

Em Oriximiná e Óbidos, a universidade conta com parceria com as prefeituras para funcionamento dos cursos da instituição.

"A universidade funciona em prédios que foram cedidos pelas prefeituras há algum tempo. Em Oriximiná já há uma demanda muito reprimida porque nós aumentamos o número de cursos, então estamos concluindo lá uma pequena expansão de quatro salas de aula. Agora, a gente vai atender também a demanda e Óbidos, onde também estamos fazendo uma pequena expansão para atender a demanda que atualmente é de um curso", enfatizou.

A Ufopa tem sete pró-reitorias:

De ensino de graduação
Gestão estudantil
Cultura, comunidade e extensão
Pesquisa, pós graduação e inovação tecnológica
Planejamento
Gestão de pessoas
A Ufopa conta ainda com dois centros: de captação de recursos e de tecnologia de informação.

Para o desenvolvimento da Universidade, a captação de recursos é parte fundamental. De acordo com Aldenize Xavier, o Centro de Captação de Recursos deve atuar formando parcerias, inclusive internacionais para fomento de pesquisas e projetos da Ufopa.

link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/05/09/reitora-apresenta-nova-equipe-de-gestores-da-ufopa-e-fala-sobre-expansao-da-universidade.ghtml