Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 24 de Maio de 2022 às 11:24

Santarém atende mais de 1,8 mil pessoas em situação de rua em oito anos

06/05/2022 - O Liberal - Ufopa citada

24 de Maio de 2022 às 11:24

Santarém atende mais de 1,8 mil pessoas em situação de rua em oito anos


O espaço desenvolve ações voltadas para o acolhimento dessa população que é altamente vulnerávelAndria Almeida 

Um levantamento do centro especializado em atendimento à população de rua, Centro Pop Don Lino Vombommel, no município de Santarém, apontou que em pouco mais de nos 8 anos, no período de janeiro de 2014 a maio de 2022, houve um total de 1. 881 atendimentos. Dessa quantidade, cerca de 90% não são nascidos em Santarém e, atualmente, a maioria são de origem venezuelana. O espaço oferece refeições de café da manhã e almoço, além de quartos para descanso, biblioteca, banheiros para higiene pessoal e lugar para lavagem de roupa. Todos os usuários são acompanhados por uma equipe psicossocial.

Um usuário do espaço, que pediu para não ser identificado, é venezuelano e veio para o Brasil no ano de 2019. Ele conta que tem dois filhos e que tenta a sorte no Brasil, diante da situação econômica de seu país. Mas a tentativa até o momento não deu certo, pois precisou virar morador de rua. “Na situação que está meu país não dá para trabalhar e nem para viver, tudo muito caro. Não tinha sentido continuar lá, não tinha como comprar um pão, manter à família”, contou. 

Ele relata que tem formação técnica em construção e perfuração de poços petrolíferos, mas chegou a trabalhar em outras áreas no Brasil. Há dois meses morando nas ruas de Santarém, o usuário relata já ter passado por outros estados brasileiros. Apesar das dificuldades da vida na rua, o homem não pretende voltar para a Venezuela. “Pensei que vindo para cá e trabalhando, poderia ajudar minha família. Não tenho como voltar para lá [Venezuela], minha família falou que a situação lá está pior”, enfatizou. 

 

Link: https://www.oliberal.com/para/santarem-atende-mais-de-1-8-mil-pessoas-em-situacao-de-rua-em-oito-anos-1.531834