Criado em 12 de Maio de 2022 às 13:25

Jovem pesquisadora da Ufopa desenvolve batom com pigmentos de jambo

Ouça entrevista com a estudante Bruna Cantal
Nacional Jovem
Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) conquistaram a patente de invenção para a criação de um batom natural feito com pigmentos extraídos da casca da fruta jambo. Derivado do jambeiro, o jambo-vermelho é uma fruta originária da Ásia, mas consumido por muitos brasileiros, principalmente nas regiões norte e nordeste.

Formada em Farmácia, Bruna Cantal é também dona de uma startup de cosméticos veganos. Segundo ela, a casca do jambo tem uma cor linda que era muitas das vezes jogada fora, não sendo utilizada. Então, a orientadora de Bruna vendo as ruas todas coloridas, convidou os alunos a pensarem em produtos que poderiam ser feitos através do fruto.

Em entrevista ao programa Nacional Jovem, a jovem contou que além do jambo, também foi usado o bacuri como uma manteiga para dar mais hidratação ao batom. Bruna espera que o batom venha logo a ser um produto vendido em todo o país e até no mundo.

Clique no player acima para ouvir.

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Link: https://radios.ebc.com.br/nacional-jovem/2022/03/jovem-pesquisadora-da-ufopa-desenvolve-batom-com-pigmentos-de-jambo