Criado em 12 de Maio de 2022 às 14:24

Rede latino-americana de bosques recomenda diagnóstico da Floresta Modelo Amazonas Tapajós

14/03/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Ufopa citada

12 de Maio de 2022 às 14:24

Diretores da rede realizaram visita técnica a espaços em Santarém e em Belterra com experiências que agregam significados ao conceito da Flomat.

Visita técnica de diretores da Rede Latino-americana de Bosques Modelo na Flomat foi acompanhada pelo comitê gestor — Foto: Elivaldo Reis e Cabana do Tapajós/Divulgação

Após cinco dias visitando espaços da Floresta Modelo Amazonas Tapajós (Flomat) nos municípios de Santarém e Belterra, no oeste do Pará, diretores da Rede Latino-Americana de Bosques Modelo (RLABM) recomendaram ao comitê gestor da Flomat a realização de um diagnóstico da área da floresta, fazer um mapeamento e construir um banco de dados com síntese analítica das experiências.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os diretores da RLABM recomendaram ainda, que o comitê gestor busque apoio do Serviço Florestal Canadense para a realização do plano estratégico participativo da Flomat. O comitê conta com a participação da Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do projeto de extensão "Luz e Ação da Amazônia", coordenado pelo professor Jackson Matos.

A Floresta Modelo Amazonas Tapajós não tem um espaço específico, por ser um conceito que reúne instituições que trabalham em princípios de sustentabilidade e cooperação. Entre os locais visitados pelos diretores da RLABM, estão: Instituto Sebastião Tapajós e Espaço Katumawa Iwi (Saúde da Terra) na Vila de Alter do Chão; Quintais agroflorestais em Belterra; Áreas da Embrapa em Belterra; Floresta Nacional do Tapajós em Belterra; Escola da Floresta em Alter do Chão; e Praça Rodrigues dos Santos (Sítio Aldeia) em Santarém.

A visita técnica dos diretores da RLABM Fernando Carrera e Max Yamauchi, foi realizada entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março. Eles percorreram espaços em Santarém e em Belterra com experiências que agregam significados ao conceito da Floresta Modelo Amazonas Tapajós (Flomat).

Para o professor Jackson Matos, a parceria entre pesquisadores nacionais e internacionais pode ser decisiva para estabelecer o fim do ciclo de devastação e o surgimento de um novo ciclo econômico pautado nos princípios da Flomat, que são: associação, paisagem, sustentabilidade, governança, programa de atividades e transferência de conhecimentos, além da sociobioeconomia circular e integrativa.

A Flomat é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro e demais instituições públicas, privadas, da sociedade civil e representativas de classe, iniciada em 2013 com o objetivo de formação de um espaço/plataforma que permita aos diversos segmentos atuarem conforme o atendimento dos princípios de sustentabilidade ambiental em suas atividades desenvolvidas na região.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/03/14/rede-latino-americana-de-bosques-recomenda-diagnostico-da-floresta-modelo-amazonas-tapajos.ghtml