Criado em 12 de Maio de 2022 às 14:46

Ufopa oferta vagas para orientadores de projetos de iniciação científica na educação básica

18/03/2022 - Fala Santarém - Positiva

12 de Maio de 2022 às 14:46

Foto de G1 Santarém e Região G1 Santarém e Região

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas para uma série de oficinas de formação de orientadores de projetos de iniciação científica na educação básica. As oficinas serão realizadas no período de 25 de maio a 7 de outubro deste ano, por meio da coordenação da quinta edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (V Fecitba).

Confira aqui o edital para as oficinas de formação
Para as oficinas, são convidados a participar professores do ensino fundamental (anos finais), médio e técnico integrado com médio de qualquer área do conhecimento. A formação também é voltada aos demais profissionais da educação que atuam nas escolas públicas dos municípios do Baixo Amazonas e que tenham interesse de desenvolver projetos de iniciação científica.

As oficinas são compostas de 3 módulos:

1º módulo: elaboração e execução de projetos de iniciação científica infanto-juvenil (plano de pesquisa e diário de bordo).
2º módulo: elaboração de relatórios e resumos
3º módulo: exposição da pesquisa: apresentação oral, banner e vídeo
Cada módulo é composto por carga horária de 12h, sendo 4h em encontro presencial ou por videoconferência e 8h à distância, sob acompanhamento dos formadores.

Acesse aqui o formulário de inscrição
As oficinas visam a estimular e capacitar professores para orientação de projetos de iniciação científica no ensino fundamental (anos finais) e médio, em articulação com o currículo escolar, de forma a atender aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e novo ensino médio; além de orientar como os projetos desenvolvidos nas escolas podem ser submetidos à Fecitba-PA e apontar outras possibilidades para chegarem às feiras nacionais e internacionais.

A V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará está prevista para ocorrer de 18 a 21 de outubro de 2022, em formato híbrido. As oficinas fazem parte das ações preliminares deste evento.

A Fecitba é organizada pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) da Ufopa – Campus Santarém.

Link: https://falasantarem.com.br/2022/03/18/ufopa-oferta-vagas-para-orientadores-de-projetos-de-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/