Criado em 15 de Dezembro de 2022 às 10:48

Estudantes indígenas da Ufopa podem se inscrever em programa de ajuda financeira

10/11/2022 - G1 Santarém e região — PA - Ufopa citada

15 de Dezembro de 2022 às 10:48

O valor da bolsa é de R$ 1 mil. Os estudantes interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até o dia 4 de janeiro.
Por Alan Martins,

Campus Rondon da Ufopa (Imagem Meramente Ilustrativa)  — Foto: Ascom/Ufopa
Campus Rondon da Ufopa (Imagem Meramente Ilustrativa) — Foto: Ascom/Ufopa

Alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém, oeste do Pará, podem se inscrever até o dia 4 de janeiro de 2023 para o Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (Pipou), que ajuda financeiramente alunos de comunidades indígenas matriculados em instituições de ensino superior. O valor da bolsa, estabelecido pelo programa, é de R$ 1 mil.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A Vale e o Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) lançaram o edital no dia 7 de novembro, pelo segundo ano consecutivo com o intuito de apoiar e ampliar a permanência de estudantes indígenas em universidades, tanto públicas quanto privadas.

O Pipou é uma iniciativa inédita no âmbito privado e a Vale acredita que este é um meio de fortalecer a autonomia dos povos indígenas. “Esse projeto está em linha com nossa busca pela mineração sustentável, que se baseia no relacionamento construtivo, de benefícios mútuos e no respeito aos direitos dessas populações, como a educação”, destacou Camilla Lott, gerente executiva de Gestão Social da Vale.

Segundo a Vale, serão disponibilizadas mais 55 bolsas no valor de R$1 mil/ mês, além da doação de um computador portátil para cada estudante. Além do auxílio financeiro, o programa oferece acompanhamento pedagógico e atividades extracurriculares, como a promoção de debates e reflexões que contribuam para o acesso a direitos.

Outro objetivo do programa é fortalecer as iniciativas de ações afirmativas para indígenas nas Instituições de Ensino Superior do país.

A Ufopa foi contemplada com o apoio do Pipou e a seleção será composta por duas etapas. Confira abaixo:

Na primeira fase, o candidato deverá preencher um formulário e enviar uma redação sobre a sua trajetória de vida, incluindo o ingresso na universidade.
Na segunda, os selecionados a partir da primeira fase, serão convocados para uma entrevista, em que será avaliado o compromisso com o curso de graduação e com seu povo e território.

Os critérios para inscrição no processo seletivo estão listados no edital que poderá ser acessado no site do ISPN. Dentre eles, o estudante indígena deverá ter iniciado seus estudos nos anos de 2021 ou 2022 e estar matriculado em uma das 26 Instituições de Ensino Superior selecionadas.

O g1 preparou o processo das inscrições que ficarão abertas até o dia 4 de janeiro de 2023.

Como se inscrever
Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve preencher o formulário disponível online (clique aqui). Além do preenchimento do formulário, os seguintes documentos deverão ser anexados no ato da inscrição:

Cópia digitalizada do RG (frente e verso);
CPF ou comprovante de situação cadastral, obtido no site da Receita Federal ;
Comprovante de endereço;
Declaração de pertencimento étnico com a assinatura de três lideranças reconhecidas (Anexo 2);
Histórico Escolar (Ensino Médio);
Comprovante de matrícula em curso de ensino superior em uma das IES listadas no Anexo 1;
Histórico Acadêmico referente ao último período cursado na IES.
O documento deverá conter o nome da universidade, dados pessoais do candidato, curso, modalidade do curso, ano de início e previsão de conclusão, notas, frequências, informações sobre trancamentos ou reprovações e, preferencialmente, média global.

Critérios para permanência no programa
O recebimento da bolsa está condicionado ao bom desempenho acadêmico do estudante, assim como à sua participação ativa nas atividades formativas do Pipou. São critérios para se manter no programa:

Estar inscrito/a em aproximadamente 70% das disciplinas ofertadas por semestre;
Frequência mínima em 75% das aulas;
Trancamento máximo de uma ou duas disciplinas por semestre (até 25% da quantidade de disciplinas ofertadas no semestre);
Aprovação mínima em 60% das disciplinas cursadas por semestre;
Não ultrapassar o tempo regulamentar máximo do seu curso de graduação;
Apresentar rendimento acadêmico satisfatório, de acordo com os critérios estabelecidos pela IES;
Participar em 75% das atividades formativas do programa.
Se houver comprovação de informações falsas registradas pelo/a candidato/a no momento da inscrição ou durante a vigência da bolsa, ele/ela será desligado do Programa, deverá devolver o computador recebido e poderá ter restrição a participar de novas iniciativas realizadas pelo ISPN ou pela Vale.

Sobre o ISPN
O Instituto Sociedade, População e Natureza-ISPN é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há 32 anos atua pelo desenvolvimento aliado à equidade social e equilíbrio ambiental, por meio do fortalecimento dos meios de vida sustentáveis e estratégias de adaptação e mitigação às mudanças do clima. Tem como foco a valorização dos saberes, das práticas locais e das organizações comunitárias, além de apoiar a inclusão socioprodutiva como forma de proteger e garantir os direitos dos povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores e agricultoras familiares.

Dentro da estrutura do Programa Pipou, o ISPN é responsável pela sua implementação técnica, articulando as instâncias internas para que seu funcionamento tenha êxito e participação igualitária de todas as partes envolvidas.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/11/10/estudantes-indigenas-da-ufopa-podem-se-inscrever-em-programa-de-ajuda-financeira.ghtml