Criado em 15 de Dezembro de 2022 às 17:27

26/11/2022 - TAPAJÓS DE FATO - Ufopa citada

15 de Dezembro de 2022 às 17:27

Seminário discute “Juventudes e Justiça Climática na Amazônia

”Evento sobre meio ambiente, promovido pelo Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA) e pelo Projeto Território Transformador do Tapajós, acontece neste sábado (26), no auditório Wilson Fonseca da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

25/11/2022 às 14h11Atualizada em 13/12/2022 às 14h13Por: Tapajós de FatoFonte: ASCOM IMEACompartilhe:Foto:Reprodução Samela Sateré-Mawé é ativista ambiental e faz parte da programação do seminário com a palestra “O papel da juventude amazônida no ativismo ambiental”    Foto:Reprodução Samela Sateré-Mawé é ativista ambiental e faz parte da programação do seminário com a palestra “O papel da juventude amazônida no ativismo ambiental”

Neste sábado (26), o Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), por meio do Projeto Território Transformador do Tapajós e em parceria com a Ashoka Brasil, promove o Seminário “Juventudes e Justiça Climática na Amazônia”. O evento acontece de forma presencial no auditório Wilson Fonseca da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA - Campus Rondon).

A programação será realizada entre às 8h e 17h e conta com três mesas redondas, três palestras, além de cinedebate e apresentações culturais. O objetivo principal do evento é engajar a juventude e estimular o debate sobre protagonismo juvenil e justiça climática.

Ao longo da programação, serão abordadas questões importantes para a região do Tapajós, especialmente, na área ambiental, de valorização da cultura local e dos territórios dos povos originários.

Entre os palestrantes, estão:

Samela Sateré-Mawé – ativista ambiental e jovem comunicadora com a palestra “O papel da juventude amazônida no ativismo ambiental”

Lucineide Pinheiro – docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e colíder do Território Transformador do Tapajós com a palestra “Conhecendo os territórios transformadores: o Tapajós”

Rosa Luciana Rodrigues – jornalista e doutoranda da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a palestra “Amazônia: Criando e gerindo projetos”

A expectativa de público é de cerca de 120 pessoas, incluindo estudantes da rede pública municipal e estadual, representantes de coletivos e movimentos de jovens, estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e instituições parceiras do projeto.

O evento faz parte do projeto Território Transformador do Tapajós, coordenado pelo Instituto Mureru Eco Amazônia em parceria com a Ashoka Brasil. O projeto Território Transformador do Tapajós faz parte de uma iniciativa nacional da Ashoka Brasil para a criação de “territórios transformadores”, ou seja, epicentros da transformação social. São lugares com alta densidade de pessoas inovadoras, comprometidas com a formação de redes que promovam mudanças estruturais em direção a um mundo melhor para todos.

A região do Tapajós foi escolhida como a primeira região do Brasil para participar do projeto. O Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA) articula as iniciativas do Território Transformador do Tapajós que são voltadas para as temáticas de protagonismo juvenil, empreendedorismo social, meio ambiente, educação e comunicação. As inscrições já foram encerradas, mas todo o conteúdo da programação será disponibilizado após o evento nas redes sociais do IMEA.

Link: https://www.tapajosdefato.com.br/noticia/990/seminario-discute-ljuventudes-e-justica-climatica-na-amazoniar