Criado em 15 de Dezembro de 2022 às 10:45

Ufopa lança rede de inovação no monitoramento da qualidade do ar do Oeste do Pará em Santarém e região

10/11/2022 - G1 Santarém e região — PA - Positiva

15 de Dezembro de 2022 às 10:45

Objetivo é instalar em Santarém e arredores, a primeira rede de monitoramento de qualidade do ar por meio da utilização de sensores de baixo custo.

Momento do lançamento da Rede-Piloto de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar no Oeste do Pará — Foto: Acervo do projeto

Foi lançada no último sábado (5), a Rede Piloto de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar na Região do Oeste do Pará, por meio do projeto integrado de pesquisa e extensão “Cuidadores do Ar”, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O objetivo é instalar em Santarém e arredores, a primeira rede de monitoramento de qualidade do ar por meio da utilização de sensores de baixo custo.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os resultados científicos estarão atrelados à viabilização de uma rede-piloto de agentes monitores da qualidade do ar, coleta de dados atmosféricos, construção de indicadores e análise dos impactos na qualidade de vida da população de forma mais efetiva.

“A nossa intenção é, de fato, ter uma rede de monitoramento da qualidade do ar, com sensores de baixo custo, onde cada casa de cada cuidador possa ter um aparelhinho que estará coletando dados de variáveis meteorológicas e ambientais, o que, para a nossa região, é extremamente importante e inédito”, explicou a coordenadora do projeto, Ana Carla Gomes, docente do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa.

25 alunos bolsistas da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) e da Ufopa, participam da iniciativa. Com o apoio de suas famílias, farão a coleta de dados de material particulado, gases tóxicos, temperatura e umidade relativa do ar durante o período de 12 meses. Os equipamentos de coleta estão sendo instalados nas residências dos estudantes, situadas nas áreas urbana e periurbana de Santarém.

“Esperamos que os produtos científicos do projeto, como artigos, trabalhos de conclusão de curso, seminários e workshops, forneçam subsídios para auxiliar os tomadores de decisão na formulação de políticas públicas, bem como contribuir com a formação de famílias santarenas, aproximando-as ao tema ‘meio ambiente’, formando cidadãos cada vez mais conscientes do seu papel para com o planeta e com a região Amazônica, por meio de pesquisa científica”, afirma a Ana Carla Gomes.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/11/10/ufopa-lanca-rede-de-inovacao-no-monitoramento-da-qualidade-do-ar-do-oeste-do-para-em-santarem-e-regiao.ghtml