Criado em 15 de Dezembro de 2022 às 17:41

Ufopa promove Salão de Orientação Profissional para alunos do ensino médio na quinta, 1º

29/11/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

15 de Dezembro de 2022 às 17:41

Os jovens também poderão conhecer as formas de ingresso e a forma de funcionamento da Universidade.

Alunos do ensino médio terão oportunidade de conhecer cursos da Ufopa, como o de Farmácia, por exemplo — Foto: Divuçgação/ Isco Ufopa

Já é nesta quinta-feira (1º) o V Salão de Orientação Profissional da Ufopa. O evento será realizado das 9h às 21h, no Restaurante Universitário, em Santarém, e também nos campi da Universidade em Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Alenquer, Juruti e Itaituba. O objetivo é apresentar os cursos de graduação da Universidade aos alunos do ensino médio da região Oeste do Pará, como forma de auxiliar na escolha de uma carreira acadêmica.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante o evento, os jovens também poderão conhecer as formas de ingresso e a forma de funcionamento da Universidade, além de obter informações sobre as pesquisas realizadas nos cursos e sobre a inserção de cada especialidade no mercado de trabalho. Os cursos serão apresentados por acadêmicos veteranos acompanhados pelos professores. “A ideia é que os jovens possam dialogar com os jovens”, explicou o coordenador de Ensino da Ufopa, Alípio Gomes.

O Salão é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), com a intenção de aproximar e fortalecer o relacionamento da Ufopa com alunos da educação básica na região.

“Esse evento se mostra imperativo num cenário político social em que a evasão dos alunos e a falta de procura pelos cursos de graduação se intensifica. Não podemos deixar vagas ociosas na Universidade”, ressaltou a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, professora Honorly Kátia.

Atualmente, a Ufopa possui sete campi regionais. Na sede em Santarém, há sete unidades acadêmicas: Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). No total, a Universidade oferta 44 cursos de graduação.

O ingresso na Universidade ocorre através do Processo Seletivo Regular (PSR) e Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola (PSEI e PSEQ). Ambos abrem inscrições uma vez ao ano.

O Salão de Orientação Profissional será aberto à comunidade e não requer inscrição prévia. A última edição presencial do evento ocorreu em 2018, com visitas itinerantes às escolas da rede estadual de ensino.

Em decorrência da pandemia de covid-19, o evento foi suspenso pelos três anos seguintes. Esse ano, a retomada presencial será nas próprias instalações do campus-sede da Ufopa, em Santarém. Os demais campi enviarão representantes para apresentação de seus cursos na sede e também promoverão atividades em seus municípios.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/11/29/ufopa-promove-salao-de-orientacao-profissional-para-alunos-do-ensino-medio-na-quinta-1o.ghtml