Criado em 26 de Outubro de 2022 às 12:17

26ª edição de Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil começa nesta quarta, 26, em Santarém

25/10/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

26 de Outubro de 2022 às 12:17

Durante três dias, evento discutirá a integração entre o conhecimento tradicional e científico.

Campos de pesquisa e inovação na área de plantas medicinais serão debatidos em simpósio — Foto: Arquivo/Agência Belém

Começa nesta quarta-feira (26) e se estende até sexta (28), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, o XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil. Com atividades presenciais, o evento objetiva promover a discussão em todos os campos da pesquisa e inovação na área de plantas medicinais, produtos naturais e medicamentos fitoterápicos através de conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Evento bienal organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) em parceria com instituições de pesquisa do Brasil, como a Fundação Oswaldo Cruz, o Simpósio tem como tema “Plantas Medicinais: Integrando conhecimento tradicional e científico”.

A cerimônia de abertura será realizada a partir das 18 horas do dia 26, no Auditório da Unidade Tapajós, na Rua Vera Paz, bairro do Salé. A conferência magna será ministrada pelo professor doutor Norberto Peporine Lopes, do Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).

Confira a programação completa AQUI.
Na quinta-feira (27), haverá quatro mesas-redondas, com os temas:

"Conhecimento tradicional e científico";
"Plantas medicinais da Amazônia e Caatinga com ação no sistema nervoso central";
"Plantas aromáticas"; e
"Chás de plantas medicinais: riscos e benefícios".
Também serão realizadas as conferências “Prospecção e priorização de plantas medicinais para o desenvolvimento da cadeia de fitoterápicos da Amazônia”, com a pesquisadora Nadja Lepsch Cunha, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e “Divulgação científica e fake news na área de plantas medicinais”, com o professor doutor Leopoldo Baratto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Um dos destaques da programação será a mesa-redonda “Cannabis sativa e canabinoides como estratégia terapêutica para o tratamento de doenças neurodegenerativa”, que será mediada pelo professor doutor Jackson Almeida, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mesa-redonda será realizada na sexta-feira (28), das 8h30 às 11 horas, no Auditório da Unidade Tapajós.

link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/10/25/26a-edicao-de-simposio-de-plantas-medicinais-do-brasil-comeca-nesta-quarta-26-em-santarem.ghtml