Criado em 5 de Outubro de 2022 às 11:58

Alunos e professores apresentam resultados da 2ª Expedição Abaré

04/10/2022 - Faculdade De Ciências Médicas Da Santa Casa De São Paulo - Ufopa citada

5 de Outubro de 2022 às 11:58

Alunos e professores apresentam resultados da 2ª Expedição Abaré

Nos oito dias de atendimento, foram realizadas mais de 400 consultas médicas a 1249 famílias no navio hospital-escola
Alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) que participaram da Expedição Abaré 2022 apresentaram na manhã desta terça-feira (27/set) os resultados da ação de extensão, que foi realizada entre os dias 20 e 27 de agosto. Este foi o segundo ano consecutivo que a Faculdade participa do projeto que leva assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas residentes às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará. O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.

Professora Rosane Lowenthal: expedição mostra a importância dos determinantes sociais na saúde

Nos oito dias de atendimento foram realizadas mais de 400 consultas médicas a 1249 famílias de 30 comunidades dos municípios de Aveiro e Belterra, localizados no oeste do estado. Em cada um dos cinco consultórios instalados no navio hospital-escola — que atendiam as especialidades de atenção primária, psiquiatria e infectologia, entre outras — foram realizados cerca de 12 atendimentos por consultório/turno, além dos serviços de triagem, exames laboratoriais, exames de ultrassom, pré-natais, dispensação de medicamentos e diversas consultas domiciliares. Também foram apoiadas iniciativas de Educação em Saúde, como o Projeto Sorriso, de saúde bucal, e a ação direcionada à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em adolescentes de escolas públicas da região.

De acordo com a professora Dra. Rosane Lowenthal, docente dos departamentos de Atenção Primária e de Saúde Mental da FCMSCSP e coordenadora da ação, a Expedição Abaré faz parte do estágio eletivo do desenho de carreira dos estágios de Infectologia e de Atenção primária à Saúde do curso de Medicina. Apesar de se tratar de um projeto de extensão, a atividade é curricular compreendendo um planejamento de ações desenvolvido em conjunto por professores e alunos. “Com a experiência da Expedição Abaré, passamos a ser mais críticos em relação aos determinantes sociais e seu impacto na saúde, e isso nos faz refletir sobre as responsabilidades que devemos ter com aquelas pessoas, com aqueles pacientes, que é muito mais do que simplesmente atendê-los”, disse. “Temos que, enquanto Faculdade, olhá-los com uma responsabilidade maior.”

Link: https://fcmsantacasasp.edu.br/alunos-e-professores-apresentam-resultados-da-2a-expedicao-abare/