Criado em 11 de Outubro de 2022 às 10:32

Após corte de R$ 1,7 mi no orçamento, Ufopa adota medidas para manter funcionamento e assistência estudantil

06/10/2022 - G1 Santarém e região — PA - Negativa

11 de Outubro de 2022 às 10:32

Redução no orçamento da Universidade pode comprometer bolsas de assistência e manutenção mínima.

Campus Tapajós da Ufopa, em Santarém — Foto: g1

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém, comunicou que, após o Governo Federal estabelecer o limite de movimentação e empenho para o Ministério da Educação (MEC), a instituição sofrerá um contingenciamento de R$ 1,7 milhão dos recursos federais. Esse é o terceiro bloqueio orçamentário imposto às instituições federais de ensino superior em 2022.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, disse que esse novo valor bloqueado é referente ao orçamento de custeio. Ainda segundo ela, é impossível manter os contratos para terceirização de serviços.

“É a terceira vez que as universidades públicas sofrem com o bloqueio orçamentário em 2022. Desta vez o montante foi equivalente a 5,8% do orçamento total. Na Ufopa esse valor representa R$ 1,7 milhões e estamos fazendo um exercício para garantir o pagamento dos auxílios estudantis e a manutenção dos contratos de energia, segurança, vigilância e limpeza”, destacou.

A reitora da Ufopa explicou ainda que não haverá suspensão de aulas, apesar da queda do orçamento de custeio afetar a realização de atividades que estavam programadas até dezembro deste ano.

“Algumas atividades planejadas que iriam acontecer no mês de outubro, novembro e dezembro deverão ser reorganizadas e algumas suspensas pelas unidades. Tivemos que replanejar as ações em um cenário desafiador”, ressaltou.

A Ufopa, junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e às demais instituições federais de ensino superior, reivindicará a recomposição orçamentária para dar continuidade às ações planejadas para o exercício vigente e o pleno funcionamento da Instituição.

“A Andifes se reuniu para alinhar os próximos passos na busca da recomposição do orçamento pois não há outra forma de garantir o funcionamento da instituição sem que esse orçamento seja retornado para as nossas universidades”, finalizou a reitora.

O que diz o MEC
Em nota, o Ministério da Educação informou que se adequou ao bloqueio, em conformidade com o decreto do governo. A pasta disse ainda que, em dezembro, os valores serão desbloqueados.

"O MEC realizou os estornos necessários nos limites de modo a atender ao Decreto, que corresponde a 5,8% das despesas discricionárias de cada unidade. Segundo informações do Ministério da Economia, consoante ao que também determina o próprio decreto, informamos que os limites serão restabelecidos em dezembro", disse o Ministério da Educação.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/10/06/apos-corte-r-17-mi-no-orcamento-ufopa-adota-medidas-para-manter-funcionamento-e-assistencia-estudantil.ghtml