Criado em 11 de Outubro de 2022 às 10:43

Após cortes de R$ 6 milhões, em maio, UFOPA tem orçamento bloqueado até dezembro

07/10/2022 - A Província do Pará - Negativa

11 de Outubro de 2022 às 10:43

Em maio deste ano, e pelo segundo ano seguido, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) sofreu bloqueio de verbas. O orçamento para 2022, que era de R$23,3 milhões, já havia perdido R$6 milhões.

No dia 30 de setembro, as universidades e institutos federais foram surpreendidos com um novo bloqueio de verbas pelo governo federal.

O Ministério da Educação (MEC) informou aos reitores que serão retidos 5,8% dos orçamentos das instituições, o que equivalente a R$ 328 milhões.

No primeiro semestre, na UFOPA,  os cortes atingem  diretamente os serviços de fornecimento de energia, limpeza, vigilância, segurança e demais contratos.

Na manhã desta quinta-feira(6) a reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará vai se pronunciar sobre como vai ficar a manutenção da instituição após o bloqueio do orçamento e de quanto foi esse bloqueio nas verbas destinadas à UFOPA.

Em maio, a redução orçamentária imposto pelo Governo Federal já era preocupante e, se não fosse revertida, causaria a interrupção de serviços essenciais para a UFOPA a partir deste mês de outubro. Agora, a situação piorou.

Não há informações, ainda, se será afetado oPrograma Nacional de Assistência Estudantil npor causa do bloqueio orçamentário, assim como o funcionamento das unidades administrativas e acadêmicas e as ações de fomento à graduação e pós-graduação.

A Andifes, Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior se reuniu na tarde de quarta-feira(5) com o secretários do MEC Wagner Vilas Boas e Eduardo Salgado. Foi informado que há previsão de que esses valores bloqueados agora sejam devolvidos no início de dezembro.

Link:https://aprovinciadopara.com.br/apos-cortes-de-r-6-milhoes-em-maio-ufopa-tem-orcamento-bloqueado-ate-dezembro/