Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 17 de Outubro de 2022 às 12:47

Espaços públicos de São Paulo e Santarém expõem fotografias que valorizam a cultura das aldeias e comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns

13/10/2022 - G1 Santarém e região — PA - Ufopa citada

17 de Outubro de 2022 às 12:47

Espaços públicos de São Paulo e Santarém expõem fotografias que valorizam a cultura das aldeias e comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns


Exposição faz parte do projeto Olhares da Floresta que levou capacitação a moradores da região no período de 29 de julho e 14 de agosto.

Exposição das fotos na área do Mercadão 2000 em Santarém — Foto: Divulgação
Exposição das fotos na área do Mercadão 2000 em Santarém — Foto: Divulgação


As fotografias produzidas por moradores de comunidades e aldeias da região do Arapiuns em Santarém, no oeste do Pará, começaram a ser expostas em espaços públicos no Pará e em São Paulo. A exposição faz parte do projeto Olhares da Floresta que capacitou os moradores no periodo de 29 de julho a 14 de agosto.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Em São Paulo, a exposição acontecerá em estações de metrô na região metropolitana. Durante o mês de outubro, a exposição poderá ser encontrada na Estação Moema.

No Pará a exposição será em três espaços públicos: a começar pela cidade de Santarém, que receberá a exposição no Mercadão 2000 na primeira quinzena de outubro, e depois seguirá para a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que se estenderá por um mês.

Saiba mais: Moradores do Rio Arapiuns recebem capacitação para produzir fotos na Amazônia que serão expostas em outros estados do Brasil
Após, a exposição será levada para uma das comunidades participantes do projeto, São Pedro, para que a mostra possa ser vista por moradores ao redor do Rio Arapiuns.

Morador da comunidade São Pedro e educador local do projeto, Benezildo Costa, falou sobre a importância desse tipo de exposição para a valorização da cultura das comunidades.

“Com esta exposição, nós queremos que as pessoas conheçam quem está de fato na Amazônia a partir do olhar e sentimentos de quem vive aqui. Ter essa experiência de levar as oficinas não só para a minha, mas para outras comunidades é muito gratificante, pois cada uma traz um olhar diferente de como enxergam suas culturas. É uma iniciativa muito bacana poder ser visto através de uma fotografia e compartilhar com outras pessoas as nossas realidades”, comentou Benezildo Costa.

O projeto
Com um barco que transportou a equipe da ONG durante os meses de julho e agosto deste ano, o projeto passou por 20 comunidades e aldeias que circundam o Rio Arapiuns, percorrendo mais de 140 quilômetros do rio. Em média, mais de 500 pessoas participaram das oficinas entre crianças, jovens e idosos. Além da equipe da organização, moradores selecionados da região foram capacitados com a metodologia do projeto e integraram o time de educadores.

No projeto, a relação da comunidade com a floresta, rios e costumes foi transformada em imagens e legendas, buscando assim despertar o olhar criativo e a utilizar a fotografia como uma poderosa ferramenta de expressão.

Nesta exposição poderão ser encontradas imagens que representam o povo amazônico de cada comunidade visitada, que compartilharam, além de belas fotografias, mensagens que nos despertam reflexão, consciência e respeito à diversidade cultural do nosso país.

 

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/10/13/espacos-publicos-de-sao-paulo-e-santarem-expoem-fotografias-que-valorizam-a-cultura-das-aldeias-e-comunidades-ribeirinhas-do-rio-arapiuns.ghtml