Criado em 5 de Outubro de 2022 às 12:08

Lançada na Unidade Tapajós da Ufopa 1ª exposição Saberes Amazônicos: Arte, Cultura e Educação

04/10/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

5 de Outubro de 2022 às 12:08

Para participar do projeto, 26 artistas foram selecionados para executar pinturas nos muros da Universidade.
Por

Cultura amazônica retratada no projeto Muralismo no Campus, na Unidade Tapajós da Ufopa — Foto: Comunicação Ufopa

Uma programação especial em frente ao Bosque Mekdece da Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nesta segunda (3), marcou o lançamento da 1ª Exposição Arte Muralista "Saberes Amazônicos: Arte, Cultura e Educação". A galeria utilizada é o próprio muro da Universidade e reúne o trabalho de quinze artistas visuais que atuam em Santarém e Alter do Chão.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os artistas foram selecionados por meio de chamada pública. Um total de 26 proponentes enviaram esboços dos desenhos que seriam utilizados nas intervenções artísticas aplicadas no muro. As candidaturas tiveram que atender a critérios como ineditismo, criatividade e adesão ao tema conceitual arte, cultura e educação. Os trabalhos contaram com a curadoria de Anderson Pereira, antropólogo, artista plástico e doutorando pelo Museu do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dos 25 artistas visuais selecionados, 15 participaram desta primeira edição, e cada um teve 6 metros de extensão do muro para ampliar os desenhos enviados na inscrição. Ao todo foram quase 90 metros de pinturas. A intervenção visual foi realizada de 20 a 23 de setembro de 2022, primeira semana de aulas 100% presenciais na Ufopa, após um período de dois anos em ambiente remoto.

Cada artista teve 6 metros de extensão do muro para ampliar os desenhos enviados na inscrição — Foto: Comunicação Ufopa

As obras destacam os saberes amazônicos e abrangem o cotidiano ribeirinho, os povos indígenas presentes na região, a cultura alimentar, traços da cerâmica tapajônica e outros elementos da cultura regional. A principal ideia do projeto é proporcionar um ambiente universitário de difusão dos direitos humanos e culturais por meio da arte e estimular a educação em prol do respeito à diversidade cultural, crenças, saberes e manifestações artísticas.

A exposição é resultado do projeto Muralismo no Campus, ação cultural realizada pela Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), em parceria com a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e apoio da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges).

A iniciativa foi proposta pela atual gestão da Ufopa e visa a aproximar a Universidade da comunidade artística da região.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/10/04/lancada-na-unidade-tapajos-da-ufopa-1a-exposicao-saberes-amazonicos-arte-cultura-e-educacao.ghtml