Criado em 11 de Outubro de 2022 às 10:41

PA: universidades federais falam sobre bloqueio de recursos

06/10/2022 -  DOL - Ufopa citada

11 de Outubro de 2022 às 10:41

Este é o terceiro contingenciamento feito pelo governo Bolsonaro somente este ano

Autor: Denilson d'Almeida

A Unifesspa ressaltou que o bloqueio foi sacramentado às vésperas das eleições
 A Unifesspa ressaltou que o bloqueio foi sacramentado às vésperas das eleições | ( Divulgação )
 Ouça esta reportagem

Pela terceira vez este ano o governo Bolsonaro bloqueou o repasse de recursos para as universidades e instituições federais de Ensino, comprometendo o pleno funcionamento delas e ainda prejudicando as atividades de Pesquisa Científica e Extensão. O corte - que o Governo Federal prefere dizer que é contingenciamento - é de R$ 2,4 bilhões em todo o país.

PUBLICIDADE

Saiba quais bairros de Belém o sinal 5G já será liberado

Nesta quinta-feira (6), as universidades federais do Pará (UFPA), do Oeste do Pará (Ufopa) e do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) emitiram notas e posicionamento sobre os impactos e prejuízos do bloqueio do recursos.

A UFPA é maior universidade pública do Norte e teve mais de R$ 11 milhões bloqueados pelo Governo Federal | ( Divulgação )

O Conselho Universitário da UFPA repudiou à decisão do Governo Federal. "No primeiro semestre deste ano, as instituições enfrentaram novo corte de 7,2% nas verbas de custeio, tornando crítica a gestão de contratos e o cumprimento de todas as suas obrigações", destaca a nota.

O novo bloqueio no orçamento da UFPA é de R$ 11.428.798,18. Segundo o Conselho, a medida tomada pelo governo Bolsonaro representa também "mais um ataque à educação superior pública, incompatível com o interesse da sociedade brasileira".

Plantão em delegacias terá reforço nas procissões do Círio

"O Brasil precisa de Educação e de Ciência para impulsionar o desenvolvimento social e econômico, para superar a desigualdade, para garantir a cidadania e para promover a soberania do país. Quem agride as Universidades compromete o futuro da nação", frisa a universidade.

Para a Ufopa o bloqueio foi de quase R$ 2 milhões
 Para a Ufopa o bloqueio foi de quase R$ 2 milhões | ( Divulgação )

Link: https://dol.com.br/noticias/para/774793/pa-universidades-federais-falam-sobre-bloqueio-de-recursos?d=1