Criado em 30 de Novembro de 2022 às 14:01

28/10/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

30 de Novembro de 2022 às 14:01

Turma de Agronomia da Ufopa implementa espaço agroecológico em Rurópolis

O espaço foi desenvolvido por alunos e professores do curso para a realização de experimentos, cultivo de plantas frutíferas e hortaliças, e incentivo à pesquisa e à extensão universitária.
Por Alan Martins,

Espaço agroecológico no Núcleo da Ufopa em Rurópolis, sudoeste do Pará — Foto: Arquivo pessoal

A turma de Agronomia da Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa) implementou um espaço agroecológico no Núcleo Universitário de Rurópolis, sudoeste do Pará. O espaço começou a ser preparado em abril de 2022 e é utilizado para a realização de experimentos e cultivo de diversas variedades de plantas frutíferas, verduras e legumes.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
"Por meio desse espaço agroecológico, estamos contribuindo com o fortalecimento da formação dos discentes. Esse espaço tem o objetivo de ser um ambiente de observação e de experimentação que os alunos vêm desenvolvendo de acordo com cada disciplina, além de ser uma forma de estimulá-los a ter curiosidade e assim buscar inovação no cultivo de diversas espécies, desde hortaliças até as frutíferas", declarou a Profª Drª Danielle Wagner, coordenadora do curso de Agronomia da Ufopa em Rurópolis.

Alunos separando terra preta para os canteiros do espaço agroecológico — Foto: Arquivo pessoal

No espaço, são realizadas atividades de limpeza, construção de canteiros, preparo de substratos, montagem de pilhas de compostagem, produção de adubo orgânico, semeadura e tratos culturais em hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais.

Para a aluna Thalia Barbosa o projeto tem gerado muitas expectativas. "Os alimentos colhidos aqui no espaço são de consumo próprio, devido ainda ser uma produção em pequena escala. Nosso objetivo é ampliar o Espaço Agroecológico, que além de ser nossa área experimental, também queremos abrir as portas do espaço para à comunidade, aos familiares dos alunos, e transmitir para essas pessoas o conhecimento que estamos adquirindo no curso", disse.

Experimento com morangos começa a dar frutos no espaço agroecológico — Foto: Arquivo pessoal

O curso de Agronomia em Rurópolis
Nos últimos dois anos, a Universidade Federal do Oeste do Pará começou a expandir sua área de abrangência na Região do Baixo Amazonas e Tapajós através do Programa Forma Pará, em parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Pará e Prefeitura de Rurópolis.

Canteiros de hortaliças — Foto: Arquivo pessoal

O curso de Agronomia em Rurópolis iniciou em março de 2022 e desde então tem contribuído para melhorias na agricultura por meio de participação em palestras e eventos estaduais, trazendo conhecimento e inovação para o município.

*Colaborou William Kobs, de Rurópolis

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/10/28/turma-de-agronomia-da-ufopa-implementa-espaco-agroecologico-em-ruropolis.ghtml