Criado em 18 de Outubro de 2022 às 11:58

Ufopa divulga relação de estudantes que podem perder vínculo institucional e convoca para regularização

17/10/2022 - G1 Santarém e região — PA - Positiva

18 de Outubro de 2022 às 11:58

Alunos convocados que não manifestarem pretensão à regularização acadêmica dentro dos prazos previstos no edital terão seu vínculo com a instituição cancelado.

Campus Tapajós da Ufopa em Santarém — Foto: g1

A Diretoria de Registro Acadêmico da Pró-reitoria de Ensino da Ufopa, está convocando os alunos remanescentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que ingressaram a partir dos anos de 2005, com vínculo ativo no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), para regularizarem a situação acadêmica, conforme Instrução Normativa Proen nº 2/2022, que estabeleceu normas para abertura do processo de regularização do vínculo institucional de alunos da Ufopa.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A Ufopa divulgou uma lista com a relação de discentes que precisam encaminhar por meio de um e-mail a pretensão de regularização acadêmica apresentando a justificativa. O modelo está disponível no site do Proen.

Segundo o edital, os recursos serão analisados pela Comissão de Regularização Acadêmica. Se aprovado o recurso, o acadêmico concorda com o termo de compromisso com a instituição conforme os prazos estipulados no cronograma.

O discente perde o vínculo institucional conforme os termos:

Por não atender a convocação do prazo estipulado;
Por receber parecer desfavorável de permanência no curso.
Os discentes convocados que não manifestarem pretensão à regularização acadêmica dentro dos prazos previstos no edital terão seu vínculo com a Ufopa cancelado.

Constituirão a lista de regularização acadêmica os discentes que:

Estiverem com 0% (zero por cento) de integralização, exceto os ingressantes de 2022;
Estiverem abaixo de 50% (cinquenta por cento) integralizados, para os ingressantes de 2011 até 2016;
Estiverem abaixo de 20% (vinte por cento) integralizados, para os ingressantes de 2017 a 2019;
Forem remanescentes da Universidade Federal do Pará.
Constituirão também a lista de regularização acadêmica os discentes com deficiência (PCD) e ingressantes dos processos seletivos especiais (indígena e quilombola), tendo os seguintes critérios:

Ingressantes de 2011 a 2015 que estiverem abaixo de 40% (quarenta por cento) de integralização;
Ingressantes do Processo Seletivo Especial Indígena de 2016 a 2019 que estiverem abaixo de 30% (trinta por cento) de integralização;
Ingressantes do Processo Seletivo Especial Quilombola de 2016 a 2019 que estiverem abaixo de 30% (vinte por cento) de integralização;
Ingressantes PCD de 2016 a 2019 que estiverem abaixo de 30% (quarenta por cento) de integralização.

Discentes ingressantes dos processos seletivos especiais que manifestarem interesse em permanecer na Universidade serão regularizados no Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico, conforme edital específico.

Prazos
O prazo para os estudantes manifestarem interesse enviando as solicitações e os respectivos documentos é até o dia 24 de outubro de 2022.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/10/17/ufopa-divulga-relacao-de-estudantes-que-podem-perder-vinculo-institucional-e-convoca-para-regularizacao.ghtml