Criado em 12 de Setembro de 2022 às 10:57

10/09/2022 - G1 Santarém e região — PA - Ufopa citada

12 de Setembro de 2022 às 10:57

1º Seminário do Programa Norte Conectado é realizado em Santarém
Programação marca também a entrega da infovia 00 de fibra óptica, que liga Amapá e Pará.

Programação aconteceu na sexta (9) em Santarém — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Foi realizado na sexta (9) em Santarém, no oeste do Pará, o 1º Seminário do Programa Norte Conectado é realizado em Santarém. A programação aconteceu na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O evento foi promovido pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo da programação foi debater os avanços possíveis com a internet para as comunidades, nos lugares mais distantes no interior da Amazônia.

A programação marcou também a entrega da infovia de fibra óptica que liga Amapá e Pará. Ao todo são 770 KM de fibra óptica pelo Rio Amazonas.

O trecho, que abrange as cidades entre Macapá (AP) a Alenquer (PA), já lançado nas águas, é chamado de infovia 00. Um consórcio de 6 empresas será responsável pelo gerenciamento dos serviços. Juntas, elas formam um consórcio que recebeu o nome de operador neutro.

“Pela primeira vez a gente articulou instituições do setor público, empresas provedoras de telecomunicações e estamos entregando uma estrutura de fibra ótica que liga Macapá ao Pará então imagine o que é para todas essas pessoas, organizações públicas, as pessoas que estão nas cidades, nas escolas, as comarcas da justiça. Essa nova infraestrutura que vai ampliar internet de melhor qualidade”, contou o diretor geral da RNP, Nelson Simões.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/09/10/1o-seminario-do-programa-norte-conectado-e-realizado-em-santarem.ghtml