Criado em 19 de Setembro de 2022 às 09:39

5G e Norte Conectado promovem evolução dos serviços públicos e desenvolvimento na Amazônia

14/09/2022 - Governo Federal - Ufopa citada

19 de Setembro de 2022 às 09:39

Seminário promovido pelo MCom e RNP debateu a importância das iniciativas que ampliam conectividade na região
Compartilhe:  Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitterlink para Copiar para área de transferência
Publicado em 13/09/2022 18h48
Pablo Le Roy - Norte Conectado.png
Foto: Pablo Le Roy/MCom

Oinvestimento em infraestrutura de telecomunicações na Região Amazônica é importante para ampliar o acesso à internet e garantir a evolução dos serviços públicos de educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário. Essa foi uma das conclusões do 1º Seminário do Programa Norte Conectado, promovido na última sexta-feira (9), pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Ao longo de três painéis, os participantes debateram a implantação das infovias subfluviais, a chegada da nova tecnologia 5G e o modelo de governança do Norte Conectado. Entre os assuntos abordados, o início da operação do Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00 – que liga Macapá (AP) a Alenquer (PA). A Infovia 01 está em processo de implantação. O trecho que conecta Santarém (PA) a Manaus (AM) deve ser finalizado no primeiro semestre de 2023.

O 5G será mais um forte aliado no processo de digitalização e ampliação da conectividade na Amazônia. Conforme estabelecido no leilão de radiofrequências, o novo padrão de internet móvel deve ser ativado em todas as capitais da região até o fim de novembro. Em paralelo, cidades menores receberão, gradativamente, o serviço 4G.

VISITA TÉCNICA - Os participantes do Seminário também realizaram uma visita técnica ao Data Center Modular de Santarém (PA), localizado no campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O container é o ponto final dos cabos de fibra óptica que chegam do Rio Amazonas. Além disso, conheceram a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Fluminense. A instituição, em breve, será atendida pela Rede Metropolitana de Santarém, por meio das Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), com isso terá conexão de melhor qualidade e capacidade.

O evento contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), dos ministérios das Comunicações (MCom), da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Defesa (MD) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além de empresas privadas do setor de telecom.

Link: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2022/setembro/5g-e-norte-conectado-promovem-evolucao-dos-servicos-publicos-e-desenvolvimento-na-amazonia