Criado em 27 de Setembro de 2022 às 09:45

Calouros do curso de Letras da Ufopa participam de trote solidário na comunidade quilombola Arapemã

23/09/2022 - G1 Santarém e região — PA - Positiva

27 de Setembro de 2022 às 09:45

A visita na comunidade faz parte da programação da Semana de Letras para calouros e veteranos da licenciatura.
Por Alan Martins,

Calouros do curso de Letras da Ufopa participam de trote solidário na Comunidade Quilombola Arapemã, em Santarém  — Foto: William Kobs
Calouros do curso de Letras da Ufopa participam de trote solidário na Comunidade Quilombola Arapemã, em Santarém — Foto: William Kobs

Estudantes de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), desafiaram os calouros do curso em um trote solidário na Comunidade Quilombola Arapemã, nesta quinta-feira (22), para marcar o início da vida acadêmica, e de quebra proporcionar momentos de alegria conhecendo a história e a diversidade cultural do local.

De acordo com a professora e doutora do curso de Letras da Ufopa, Celiane Costa, o trote educativo foi uma proposta aos estudantes recém-chegados para troca de experiências e também marca o início do retorno às aulas presenciais.

"O trote foi uma atividade promovida pelo curso que faz parte da programação da Semana de Letras para calouros e veteranos da licenciatura. Foi uma uma das melhores atividades que desenvolvemos e cada momento marcou a vida dos alunos antes e depois da chegada na comunidade. Foi uma acolhida muito significativa", destacou.

Acadêmicos do curso de Letras da Ufopa em momento de descontração na comunidade  — Foto: William Kobs
Acadêmicos do curso de Letras da Ufopa em momento de descontração na comunidade — Foto: William Kobs

Segundo o discente do curso, William Kobs, a importância de conhecer a comunidade é para aperfeiçoar a formação na área, como futuro professor, focando na reflexão educacional e social, de forma que os resultados possam reconstruir novas observações na sociedade, propondo novas descobertas e importâncias do trabalho com a cultura afro.

“Esse contato com a comunidade quilombola é para reforçar aos acadêmicos a importância do trabalho com a cultura afro. A experiência possibilitou conhecer um pouco da cultura, dos costumes e das festividades da comunidade. Essa viagem à Comunidade Quilombola Arapemã foi de grande importância para todos porque fomos com uma mentalidade e voltamos com uma bem diferente”, ressaltou.

Acadêmicos vivenciam novas experiências na comunidade  — Foto: William Kobs
Acadêmicos vivenciam novas experiências na comunidade — Foto: William Kobs

Ainda segundo o discente, a visita ajudou os participantes a refletirem sobre a história do local e sobre como construir abordagens em sala da aula, que colaborem para a conscientização e responsabilidade social.

“A história da comunidade é de luta. A primeira geração resistiu, por isso que a comunidade se encontra instalada no local até hoje. Os discentes puderam vivenciar essa experiência de perto e para refletirem no desenvolvimento de trabalhos futuramente que possam colaborar com a história da população e levar para a sala”, finalizou.

Os estudantes doaram cestas básicas e livros para compor o acervo da biblioteca que foram arrecadados pelos alunos.

Paisagem da comunidade  — Foto: William Kobs
Paisagem da comunidade — Foto: William Kobs

O público em geral, ao longo do evento, teve a oportunidade de socializar com as atividades e projetos desenvolvidos por alunos das especializações e professores da área de Letras, e consequentemente, compartilhar experiências.

A programação contou com a participação de alunos de graduação, pós-graduação e professores da rede pública. A Semana de Letras foi organizada pelo Programa de Letras da Ufopa para a abertura do semestre letivo e recepção dos calouros e veteranos no retorno às aulas.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/09/23/calouros-do-curso-de-letras-da-ufopa-participam-de-trote-solidario-na-comunidade-quilombola-arapema.ghtml