Criado em 27 de Setembro de 2022 às 09:49

Calouros do curso de Letras da Ufopa participam de trote solidário na comunidade quilombola Arapemã

23/09/2022 - Jornal Floripa - Positiva

27 de Setembro de 2022 às 09:49

Redação JF   Setembro 23, 2022   0   2 min read

A visita na comunidade faz parte da programação da Semana de Letras para calouros e veteranos da licenciatura. Calouros do curso de Letras da Ufopa participam de trote solidário na Comunidade Quilombola Arapemã, em Santarém
William Kobs
Estudantes de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), desafiaram os calouros do curso em um trote solidário na Comunidade Quilombola Arapemã, nesta quinta-feira (22), para marcar o início da vida acadêmica, e de quebra proporcionar momentos de alegria conhecendo a história e a diversidade cultural do local.
A proposta aos estudantes recém-chegados é uma oportunidade para troca de experiências e marca o início do retorno às aulas presenciais.
Acadêmicos do curso de Letras da Ufopa em momento de descontração na comunidade
William Kobs
Segundo o discente do curso de Letras, William Kobs, a importância de conhecer a comunidade é para aperfeiçoar a formação na área, como futuro professor, focando na reflexão educacional e social, de forma que os resultados possam reconstruir novas observações na sociedade, propondo novas descobertas e importâncias do trabalho com a cultura afro.
“Esse contato com a comunidade quilombola é para reforçar aos acadêmicos a importância do trabalho com a cultura afro. A experiência possibilitou conhecer um pouco da cultura, dos costumes e das festividades da comunidade. Essa viagem à Comunidade Quilombola Arapemã foi de grande importância para todos porque fomos com uma mentalidade e voltamos com uma bem diferente”, destacou.
Acadêmicos vivenciam novas experiências na comunidade
William Kobs
Ainda segundo o discente, a visita ajudou os participantes a refletirem sobre a história do local e sobre como construir abordagens em sala da aula, que colaborem para a conscientização e responsabilidade social.
“A história da comunidade é de luta. A primeira geração resistiu, por isso que a comunidade se encontra instalada no local até hoje. Os discentes puderam vivenciar essa experiência de perto e para refletirem no desenvolvimento de trabalhos futuramente que possam colaborar com a história da população e levar para a sala”, ressaltou.
Os estudantes doaram cestas básicas e livros para compor o acervo da biblioteca que foram arrecadados pelos alunos.
Paisagem da comunidade
William Kobs
O público em geral, ao longo do evento, teve a oportunidade de socializar com as atividades e projetos desenvolvidos por alunos das especializações e professores da área de Letras, e consequentemente, compartilhar experiências.
A programação contou com a participação de alunos de graduação, pós-graduação e professores da rede pública. A Semana de Letras foi organizada pelo Programa de Letras da Ufopa para a abertura do semestre letivo e recepção dos calouros e veteranos no retorno às aulas.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e região

Link: https://jornalfloripa.com.br/2022/09/23/calouros-do-curso-de-letras-da-ufopa-participam-de-trote-solidario-na-comunidade-quilombola-arapema/