Criado em 5 de Outubro de 2022 às 11:28

Espetáculo poético encerra ciclo de oficinas do Puxirum Criativo nesta sexta, 30, em Santarém

30/09/2022 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

5 de Outubro de 2022 às 11:28

O espetáculo 'Pororoca Grande se Atravessa Mergulhando' é composto por poemas e músicas.

Participantes do projeto Puxirum Criativo em Santarém — Foto: Divulgação / Puxirum Criativo

O resultado de um mês de oficinas de iniciação teatral do projeto Puxirum Criativo, será conhecido pelo grande público na apresentação do espetáculo poético “Pororoca grande se atravessa mergulhando”, nesta sexta-feira (30), às 19h, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, na unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O espetáculo marca o encerramento do ciclo de oficinas do projeto que foi contemplado no Edital Preamar de Arte e Cultura 2022, com parceria institucional da Diretoria de Cultura e Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa.

Foram cinco módulos com oficineiros experientes na produção cultural como Elizangila Dezincourt, Victor Ramos, Diego Alano, Fábio Barbosa e Mourrambert Flexa. “Finalizamos esse primeiro ciclo de oficinas satisfeitos com a evolução de cada um dos atores. Foi um processo teórico e prático, intenso e onde repassamos técnicas e caminhos para o desenvolvimento do fazer teatral”, destacou Evandro Boa Morte, proponente do projeto.

Os poemas e músicas que compõem o espetáculo foram roteirizados por Diego Alano, antropólogo e autor de teatro, radicado em São Paulo (SP). As poesias foram escolhas dos próprios alunos que optaram em construir uma dramaturgia com tom social e político, abordando temas como corpos invisibilizados na Amazônia. “Pororoca grande se atravessa mergulhando” traz representações sensíveis e emergenciais dos povos amazônicos para o palco.

“A oficina trouxe formação para os novos artistas, num processo criativo. Nossa região, embora seja um celeiro artístico, ainda é ausente de qualificação. As atrizes e atores que saem da oficina, tem um potencial grande de talento. Muito feliz de ter feito parte desse processo”, finalizou Diego Alano.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/09/30/espetaculo-poetico-encerra-ciclo-de-oficinas-do-puxirum-criativo-nesta-sexta-30-em-santarem.ghtml