Criado em 14 de Setembro de 2022 às 09:57

11/09/2022 - DOL - Ufopa citada

14 de Setembro de 2022 às 09:57

Mais de 11.400 candidatos realizam prova do Forma Pará
O Processo Seletivo Especial (PSE) do Forma Pará ocorreu em 35 municípios paraenses

São cerca de 1.790 vagas de graduação em cursos que são ofertados por meio programa | Foto: Divulgação
 Ouça esta reportagem

OPrograma Forma Pará é desenvolvido, desde 2019, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES), presentes no Estado, e as prefeituras municipais. O objetivo é reduzir o déficit da oferta de cursos superiores no Pará.

Na manhã deste domingo (11), ocorreu a prova do Processo Seletivo Especial (PSE) do Forma Pará em 35 municípios paraenses. Mais de 11.400 candidatos concorreram a 1.790 vagas de graduação em cursos que são ofertados por meio do programa na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); e na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O curso mais procurado no certame deste domingo foi Medicina Veterinária, em Parauapebas, com 1.949 inscritos, seguido de Engenharia Civil, em Juruti, com 785 e Agronomia, em Dom Eliseu, com 725 candidatos. Todo o processo é organizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Mudança de vida

Os cursos do programa são ofertados em cada lugar de acordo com a demanda do município e a vocação econômica da região em que ele está inserido.

Isso fará toda a diferença para a jovem Rosana Costa, de 19 anos. Ela é moradora da Colônia Rio Bananal, em Dom Eliseu, e concorre a uma das 50 vagas em Agronomia da Ufra.

"Eu moro na roça desde que me entendo por gente, eu quero uma profissão que eu possa usar na zona rural. A minha expectativa é passar para ter uma formação, uma oportunidade de emprego e uma vida melhor", confessa a estudante.

Para o candidato a uma das 40 vagas de engenharia elétrica da Unifesspa em Palestina do Pará, Edivan Ramos, esta foi uma oportunidade especial.

"Esta prova é uma oportunidade importante para os moradores do município. Este curso vai agregar para mim. Sou muito prestativo à população e quero me especializar nesta área", revela.

O Secretário de Educação de Água Azul do Norte, Renato da Paz, compartilha da mesma opinião. No município, foram ofertadas 40 vagas de engenharia civil da Unifesspa.

"Este curso no nosso município dá oportunidade aos estudantes de fazerem uma graduação perto de casa, sem deixar a família. Nós agradecemos muito a esta oportunidade", enfatiza.

A nota final da prova de conhecimentos dos candidatos não eliminados nos termos do edital será obtida pela soma dos pontos da prova objetiva e da redação acrescida, quando for o caso, a bonificação de acréscimo de 10% na soma das notas dos candidatos que, no ato da inscrição, declararam ter estudado pelo menos uma das séries do Ensino Médio no município de realização do curso ou resida há pelo menos um ano neste, o que deverá ser comprovado na habilitação à matrícula.

Meta atingida

Esta foi a primeira prova da fase de universalização do Forma Pará, que assegura a oferta, de pelo menos, um curso superior em cada um dos 144 municípios paraenses. No dia 18 de setembro, ocorrerá o certame para quem concorre às vagas dos cursos a serem executados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Forma Pará anuncia 320 vagas em cursos superiores

Atualmente, estão abertas as inscrições para o preenchimento de 320 vagas de cursos do Instituto Federal do Pará (IFPA). Com isso, o Forma Pará chegará à marca de 9.825 vagas ofertadas em quatro anos. Mais que o dobro da meta inicial do programa que era ofertar quatro mil vagas em quatro anos.

Abaixo, confira os municípios onde ocorreram as provas deste domingo (11) e os cursos ofertados em cada lugar:

Ufra: Agronomia (Floresta do Araguaia, Sapucaia, Tomé-açu, Dom Eliseu e Abel Figueiredo); Enfermagem (Magalhães Barata e Inhangapi), Medicina Veterinária (Parauapebas), Ciências Contábeis (Anapu e Bujaru), Administração (São Domingos do Capim, Mãe do Rio e Aurora do Pará), Sistemas de Informação (Santa Isabel, Porto de Moz e São Miguel do Guamá), Engenharia Ambiental (Marapanim), Engenharia de Pesca (Colares), Engenharia Florestal (Quatipuru) e Letras/Português (Garrafão do Norte).

Unifesspa: Química (Eldorado dos Carajás), Engenharia Civil (Água Azul do Norte, Bannach, Pau D’Arco, Sapucaia e São Domingos do Araguaia), Engenharia Elétrica (Palestina do Pará), História (Floresta do Araguaia), Pedagogia (Peixe-Boi, Placas e São João do Araguaia) e Arquitetura (Floresta do Araguaia).

Ufopa: Licenciatura em Matemática (Faro), Engenharia Civil (Juruti), Engenharia Florestal (Mojuí dos Campos), Geografia (Oriximiná), Pedagogia (Trairão) e Ciências Biológicas (Uruará).

O resultado definitivo está previsto para o dia 28 de outubro.

link: https://dol.com.br/concursos/estaduais/770687/mais-de-11400-candidatos-realizam-prova-do-forma-para?d=1