Criado em 27 de Setembro de 2022 às 09:34

Organização reúne professores e alunos de 6 escolas de medicina em missão médica do Abaré

23/09/2022 - G1 Santarém e Região - Ufopa citada

27 de Setembro de 2022 às 09:34

Serão atendidas comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Tapajós nos municípios de Santarém e Belterra.

Barco Abaré leva Missão Amazônia à região do Tapajós — Foto: PMS/divulgação

Começa neste sábado (24) e se estende até o dia 8 de outubro o Projeto Missão Amazônia da Inspirali, vertical de medicina da Ânima Educação, na expedição do barco-hospital Abaré, da Universidade Federal do oeste do Pará, para atender comunidades ribeirinhas da região do tapajós nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, oeste do Pará.

A missão vai reunir 30 alunos e 10 professores, além de 16 pessoas da equipe de apoio, de seis escolas de medicina: Universidade Potiguar (RN), Universidade de Salvador (Unifacs), Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Universidade São Judas (SP), Universidade Anhembi Morumbi (SP) e Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul/SC).

Em 16 comunidades e 3 aldeias indígenas a intenção é realizar até 3000 atendimentos . No sétimo dia, a missão estará no município de Belterra, cidade com alto índice de mortalidade infantil e de acidentes ofídicos.

Para a Missão Amazônia foram marcadas 30 cirurgias, entre elas, de vesícula, para remoção de cálculos, e ginecológicas para retirada de miomas.

Para os estudantes que acompanharão a equipe médica, a experiência vai possibilitar a ampliação do conceito de saúde, levando em consideração o homem, o animal e o meio ambiente.

Os estudantes terão o desafio de fazer atendimentos clínicos com base na observação e na consulta, na conversa com os pacientes, para desenvolver a análise e o pensamento crítico sem uso de aparelhos sofisticados, como era feito antigamente. Ao mesmo tempo, terão à disposição recursos modernos para apoiar os diagnósticos com o uso de telemedicina pela internet.

Em terra, os atendimentos serão realizados na UBS local. Também haverá palestras em escolas.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/09/23/organizacao-reune-professores-e-alunos-de-6-escolas-de-medicina-em-missao-medica-do-abare.ghtml