Criado em 9 de Setembro de 2022 às 15:09

Seminário propõe discussão sobre os reflexos da conectividade no desenvolvimento da Amazônia

08/09/2022 - Governo Federal - Ufopa citada

9 de Setembro de 2022 às 15:09

Publicado em 08/09/2022 17h34 Atualizado em 09/09/2022 11h30
Foto: Pablo Le Roy/MCom

Visando ampliar a discussão sobre as políticas públicas de comunicação no Norte do país, o Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa –, promove, nesta sexta-feira (9), um seminário para discussão da implantação do 5G, da ativação da Infovia 00 e do desenvolvimento do setor de telecomunicações na Região Amazônica.

A chegada da tecnologia 5G, prevista para acontecer em todas as capitais que integram a Região Amazônica até o fim de novembro, vai trazer aceleração no desenvolvimento dos municípios e da população, que soma mais de 20 milhões de brasileiros. Enquanto as capitais se preparam para a nova tecnologia, cidades menores receberão, gradativamente, o serviço 4G. Porém, para acelerar o processo e garantir conectividade a todos, principalmente para a população que mora em áreas remotas e de difícil acesso, uma outra forma de conexão à internet já está chegando à Amazônia: é o cabeamento com fibra óptica pelo leito dos rios.

O primeiro trecho, que abrange as cidades entre Macapá (AP) a Alenquer (PA), já foi totalmente lançado nas águas e é chamado de Infovia 00. Todos os termos de cessão para o uso e manutenção da infraestrutura foram assinados pelas operadoras que prestarão o serviço. Juntas, elas formam um consórcio que recebeu o nome de Operador Neutro.

A Infovia é a primeira de um total de oito que vão levar conectividade à região Norte. A instalação da internet em locais que sequer tinham algum tipo de sinal de celular, por exemplo, vai expandir o crescimento intelectual da população, contribuindo com a economia e a melhoria da qualidade de vida, além de permitir o acesso a serviços públicos que eram inacessíveis para milhares de brasileiros que vivem na Amazônia.

PROGRAMAÇÃO – O evento terá três painéis que vão contar com a participação de representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), dos ministérios das Comunicações (MCom, da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Defesa (MD) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além de empresas privadas do setor de telecom. Na ocasião, também será apresentado o Modelo de Governança, com explicações sobre o Comitê Gestor e a Operação Neutra.

1º Seminário do Programa Norte Conectado
Data: 9/09, às 14h.
Local: Auditório da UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará (Campus Tapajós).
Endereço: Rua Vera Paz, s/n, Bairro Salé, Santarém/PA.

Link: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2022/setembro/seminario-propoe-discussao-sobre-os-reflexos-da-conectividade-no-desenvolvimento-da-amazonia